Halloween: Entenda o poder da data e aproveite para fazer um ritual de desapego
Celebração foi iniciada pelos povos celtas com o nome de Sahmhain e pode abrir caminhos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O dia 31 de outubro é popularmente conhecido como Halloween, mas, há mais de 3 mil anos, a celebração foi iniciada pelos povos celtas com o nome de Sahmhain. Enquanto muitos associam a data a fantasias, doces e travessuras, há uma profundidade muito maior a ser explorada nessa data.
O Samhain traz uma oportunidade de honrar todos os nossos ancestrais e as lições recebidas deles, assim como agradecer pelos aprendizados e se despedir de tudo que não serve mais em sua vida. Por isso, é uma data incrível para trabalhar o desapego, com práticas simples que permitem abrir novos caminhos.
O QUE É O SAMHAIN, ORIGEM DO HALLOWEEN?
Segundo a mestra ascensa e líder espiritual Joanita Molina, Samhain, que significa "sem luz" em gaélico, é um dos oito festivais anuais da Roda do Ano celta e é considerado o "Ano Novo" dos bruxos.
Os celtas acreditavam que a noite desse dia era mágica, pois o véu que separa o mundo material do mundo espiritual encontrava-se mais fino e os mundos se fundiam conforme a luz do Sol abaixava e o crepúsculo chegava. Por esse motivo, acreditava-se que era uma boa época para contatos com outras realidades e dimensões.
Uma parte fundamental do Samhain é a prática de desapego. Esta é a época perfeita para refletir sobre o que não serve mais em nossas vidas e liberar os fardos que carregamos. Assim como as árvores soltam suas folhas no outono, nós também podemos nos desfazer de relacionamentos tóxicos, hábitos prejudiciais e pensamentos negativos que nos impedem de crescer.
Embora o ritual de Samhain seja tradicionalmente conduzido por sacerdotes e sacerdotisas iniciados, você pode aproveitar a noite de Halloween para criar seu próprio ritual pessoal em casa. Aqui estão algumas práticas sugeridas por Joanita Molina que você pode adotar:
Faxina na casa: Realize uma grande faxina na sua casa, removendo objetos quebrados ou inutilizados e organizando a desordem. Isso ajuda a criar um espaço mais limpo e energicamente equilibrado.
Banho Energético: Tome banhos energéticos de sal grosso e ervas como arruda, alecrim e artemísia para limpar e afastar a negatividade. Veja aqui um guia de banhos energéticos e receitas poderosas.
Limpeza energética: Faça uma meditação guiada não apenas para aquietar a mente (mesmo que isso por si só já seja excepcional), mas como forma de reequilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Confira aqui a meditação de limpeza energética.
Proteção com o Jack O’ Lantern: uma ferramenta de proteção tradicional deste dia é confeccionar um "Jack O’ Lantern", que é a abóbora iluminada por uma vela no seu interior, símbolo típico do Dia das Bruxas.
CONHEÇA OS 8 RITUAIS CELTAS
Samhain é o rito mais importante da Roda da Vida celta, composta de oito rituais que celebram a se conectam com energias específicas. Conheça abaixo os demais: