As previsões do tarô são definitivas? Entenda mais sobre o jogo
Mesmo com as previsões apontadas, as escolhas continuam sendo suas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O fato de não ter gostado do resultado de um jogo de tarô ou de ter considerado as cartas difíceis, não significa que outro sorteio deve ser feito. É preciso lidar com os arcanos que saíram. Mas as previsões do tarô são definitivas?
Essa é uma pergunta muito recorrente no tarô. E muitas pessoas já deixaram de fazer uma leitura com medo do que as cartas poderiam mostra ou tiveram vontade de consultar novamente depois de ler o resultado e achar que as cartas foram muito desafiadoras.
Estes são alguns mitos sobre o tarô (veja outros aqui!) e que podem prejudicar seu entendimento sobre o estudo e a performance oracular. O tarólogo Leo Chioda explica melhor tudo isso a seguir.
Antes, se você está com alguma questão desafiadora, jogue aqui o tarô direto e tenha conselhos sobre quais caminhos seguir.
AS PREVISÕES DE TARÔ SÃO DEFINITIVAS?
Não, as previsões do tarô não são definitivas, nem as cartas de tarô que sorteamos não são fatalísticas ou determinísticas. O oráculo e seus arcanos são sinalizadores. Para entender melhor, imagine uma estrada. As cartas mostram como está a estrada —seus desvios, suas curvas, seus perigos.
A interpretação das cartas do tarô nos ajuda a ver como estão o nosso carro, o movimento da pista e o que podemos encontrar ao longo do trecho. E não podemos nos esquecer: esse trecho específico que o tarô mostra é o mesmo que a duração da viagem e o prazo de validade da leitura.
Assim, com o tarô, podemos saber de antemão o que há lá na frente do nosso caminho. Mas essas informações que um jogo de tarô nos proporciona não nos tiram a liberdade de escolhermos outra rodovia para seguir.
CARTAS APONTAM TRAIÇÃO: E AGORA?
Imagine a situação a seguir. Uma pessoa pergunta no tarô do amor (experimente aqui) sobre o andamento de um romance e as cartas apontam para perigos de traição e distanciamento emocional.
Depois da análise nada agradável, a consulente se entristece com as tendências, mas fica alerta ao parceiro. E pode escolher:
> Se ela persiste na relação, sua postura pode mudar os rumos da convivência, porque ela sabe dos percalços que poderão surgir.
> Se ela rompe com o parceiro, o sofrimento pode ser inevitável no começo, mas ela evita passar pelo trecho turbulento que as cartas alertaram.
Sabendo disso, é importante entender que o tarô em si não escolhe o melhor caminho por nós, mas nos orienta sobre as possíveis delícias e desgraças. As cartas são indicativos do que está por vir, embora a decisão de seguir em frente ou dar meia volta seja sempre nossa.