Tarô e vidência: Leitura das cartas não tem relação com processos místicos
Estudo e dedicação são as principais armas para entender os arcanos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Qual a relação entre o tarô e a vidência? Contrariando o que muitas pessoas imaginam, a leitura de tarô não está diretamente vinculada a processos místicos, religiosos ou espirituais. Para desenvolver um bom entendimento dos arcanos, é necessário estudo e dedicação.
O tarô é um arcabouço simbólico (veja tudo sobre aqui!) que pode ser traduzido para qualquer situação de nossas vidas, desde as mais complexas até as mais banais. E é o conhecimento profundo desses símbolos, aplicados em análises combinatórias, que nos permite que sejam desvendados os mistérios e respondidas as indagações. Veja aqui as previsões para 2022 segundo as cartas do tarô.
TARÓLOGOS VIDENTES?
O que pode ocorrer é que, após muito tempo de prática e disciplina com o tarô, o canal intuitivo do tarólogo se abra e se desenvolva, afinal, o mundo imagético e simbólico passa a atuar de uma forma muito intensa. Entretanto, isso não deve ser confundido com vidência.
A vidência é um dom natural que acompanha alguns seres humanos. Muitos videntes utilizam o tarô como instrumento de canalização de suas visões, mas nem sempre eles estarão fazendo, efetivamente, uma leitura de tarô. Muitas vezes trata-se apenas de um instrumento de acesso para suas conexões, como uma chave.
Infelizmente, como em toda prática, existem também os charlatões e as pessoas que se aproveitam do momento de fragilidade alheia para extorquir quem está passando por um sofrimento intenso. A leitura de Tarot não vem acompanhada de "trabalhos" no mundo espiritual. A cura no tarô se manifesta através do contato com a verdade viabilizada pelo oráculo.
RITUAIS NO TARÔ
Existem bons terapeutas que utilizam o tarô para ajudar no diagnóstico de seus clientes, assim como existem místicos e religiosos que abrem as cartas —mas a leitura em si independe desses fatores.
Dito isso, não se faz necessário nenhum tipo de iniciação ou ritual para ler o tarô. Alguns sistemas oraculares, como o jogo de búzios, estão conectados a uma tradição religiosa e não podem ser realizados por não iniciados.
Quanto aos rituais —como não deixar ninguém que não seja o dono do baralho encoste nas cartas, ou considerar a leitura "fechada" se determinado arcano aparecer no corte ou em determinada posição do jogo—, estão relacionados às práticas pessoais e individuais, mas não são determinantes para uma boa leitura.
PRECISA SER VIDENTE?
Qualquer um pode aprender tarô, desde que estude e se dedique a isso. A qualidade da leitura dependerá da aptidão pessoal e da afinidade do tarólogo com aquele universo, como acontece em qualquer outro tipo de atividade.
Por exemplo, todo mundo pode aprender a tocar violão, mas nem todos têm a habilidade e o dom necessários para se destacar como musicistas. O mesmo ocorre com as artes divinatórias, como o tarô. Quer saber as principais previsões para cada setor da sua vida nos próximos seis meses? Jogue aqui uma versão mini gratuita do tarô semestral.