Pesadelo do tarô: Veja 9 coisas que você precisa saber sobre o 9 de Espadas
Descubra o que há por trás da carta mais temida do baralho
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O 9 de Espadas é a carta mais temida no tarô. Símbolo da depressão, da ansiedade e dos terrores noturnos devido a preocupações excessivas. É conhecida como o pesadelo do Tarô. Você sabe por quê? Qual seu significado? Quais conselhos ela carrega?
Veja, a seguir, 9 coisas que você precisa saber sobre o 9 de Espadas com a ajuda do tarólogo do Personare Leo Chioda. Se você quer saber mais sobre tarô, você pode fazer o curso básico de tarô clicando aqui!
PORQUE É UMA CARTA TEMIDA
Pode-se dizer que o 9 de Espadas é um espelho no escuro: aponta aquilo que não temos tanta coragem de tentar enxergar devido à falta de clareza. Nos tira o chão. Desespero, desgraça e preocupação são alguns dos seus piores atributos.
SIMBOLISMO DO 9 DE ESPADAS
A carta mostra uma mulher sentada na cama, com as mãos cobrindo o rosto. Aparentemente, teve um pesadelo terrível e está muito assustada. Atrás dela, há nove espadas penduradas na parede. Por isso, é um arcano que representa medo, ansiedade e sentimentos negativos.
SIGNIFICADO DO 9 DE ESPADAS
É comum estar associado a pessoas com insônia ou mesmo a quem dorme mal. A carta dos terrores noturnos devido a preocupações excessivas. Símbolo da depressão, da ansiedade que corrompe o bem-estar. E até mesmo nos coloca em dúvida sobre o que podemos fazer e sobre quem somos.
QUANDO ELA PODE SURGIR NO JOGO
Geralmente, surge quando a pessoa tem definido um desejo ou projeto impossível de ser concretizado, devido a diversos fatores, como estrutura emocional e recursos financeiros. Em alguns casos, denota negligência com assuntos ou mesmo valores considerados secundários, mas que são, na verdade, indispensáveis para que haja sucesso em alguma empreitada.
SENTIMENTOS E COMPORTAMENTOS QUE MOSTRA
Um comportamento ilustrado pelo 9 de Espadas é o da pessoa aflita, nervosa e com a cabeça afundada em preocupações. É o desespero, outro fator determinante para que este arcano surja em uma leitura, que faz com que a pessoa se debata diante de problemas que não consegue administrar ou que considera grandes demais para resolver por si própria. Temos, então, um arcano que denota vaidade, preguiça, mimo e mesmo vitimização.
ARCANO APONTA REPETIÇÃO DE ERROS
É também a carta de quem insiste nos próprios erros, resultando num estado cada vez mais pessimista. E é justamente essa a conduta de quem mais sofre: repetir o discurso de que o mundo é injusto e que nada de bom lhe acontece.
A PRINCIPAL LIÇÃO DA CARTA
O 9 de Espadas indica sofrimento que vem se arrastando por um tempo ou, enquanto tendência, situações complicadas que podem tirar o sono. O importante a ser reconhecido é o medo de encarar a verdade: não há ninguém culpado por prejuízos e fracassos, a não ser a própria pessoa que mais está sofrendo.
CARTA ACONSELHA MUDANÇAS RADICAIS
Se este arcano emergiu em alguma de suas análises, uma postura radical merece ser adotada. Sacudir a poeira e dar a volta por cima pode parecer impossível, mas com o passar do tempo é exatamente essa a atitude que você terá de tomar para que algo possa mudar consistentemente. Nada vai mudar por acaso. Aceite os desafios que já existem e os que podem surgir para que você se fortaleça ainda mais e se orgulhe de ser quem é.
O QUE VEM DEPOIS DO 9 DE ESPADAS
Temos medo de nos refletirmos na escuridão, pois somos nós que alimentamos toda e qualquer confusão, aumentando o perigo daquilo que julgamos impossível de ser administrado. Por isso que a partir de uma postura de aceitação das responsabilidades pode ser o começo de mudanças favoráveis ao que se mostra nebuloso. Depois da noite escura, há o dia. Uma nova oportunidade para encarar os desafios e resolvê-los com pé no chão e cabeça erguida.