Você viu?

Por dentro do luxuoso avião presidencial que o México colocou à venda

López Obrador, que tomou posse no último sábado, tem dito repetidas vezes que vai viajar em voos comerciais, como fez durante a campanha eleitoral

Avião presidencial tem 57 metros de comprimento e capacidade máxima para 80 passageiros
Avião presidencial tem 57 metros de comprimento e capacidade máxima para 80 passageiros - BBC News Brasil/Secretaria da Fa
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil
São Paulo

Uma das promessas feitas pelo novo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que mais repercutiu durante a campanha eleitoral, foi a de colocar o avião presidencial à venda.

E a intenção do mandatário, que tomou posse no último sábado (1º), é iniciar logo esse processo.

O anúncio foi feito no domingo por Jorge Mendoza, diretor-geral do Banobras, o Banco Nacional de Obras e Serviços Públicos do México, em entrevista coletiva no hangar onde está a aeronave.

"Honramos o compromisso de campanha do atual presidente Andrés Manuel López Obrador de vender o avião e aproveitar melhor o hangar em que se encontra", declarou.

López Obrador propôs vender a aeronave porque "nem Trump tem um avião como o de Peña", uma referência a seu antecessor, Enrique Peña Nieto.

Mas a crítica não é nova: "Aquele avião nem o Obama tem", dissera anteriormente.

A medida é parte da "austeridade republicana", como o novo presidente chama o programa de corte de gastos do governo que, entre outros objetivos, quer aumentar o salário-base dos trabalhadores do setor público.

COM ASSESSORIA DAS NAÇÕES UNIDAS

Mendoza afirmou que serão garantidas "as melhores condições no processo de venda e o uso eficiente dos recursos públicos".

Ele acrescentou ainda que o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) vai oferecer assistência durante todo o procedimento.

"Esse apoio será muito útil para dar certeza e garantir ao povo mexicano total transparência em relação ao processo. Tudo será feito estritamente dentro da lei."

O avião deve ser levado para um aeroporto de logística localizado na Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com a empresa americana Boeing, é o local mais adequado para a preservação (e manutenção) da aeronave, que é "patrimônio de todos os mexicanos", completou Mendoza.

O Boeing 787-8, mais conhecido como "José María Morelos e Pavón", foi comprado pelo governo mexicano em 2012, quando Felipe Calderón era presidente, e foi usado como avião presidencial a partir de 3 de fevereiro de 2016.

No total, realizou 214 viagens em um período de dois anos e 10 meses. A aeronave tem 57 metros de comprimento e capacidade máxima para 80 passageiros.

VAI VIAJAR COMO?

O Boeing 787-8 substituiu o Boeing 757-200, conhecido como "Presidente Juárez", que ficou a serviço do Estado por 28 anos. O custo total da aeronave foi de US$ 218,7 milhões. Desde o momento da compra, o valor gerou fortes críticas.

López Obrador disse repetidamente que vai viajar como fez durante a campanha eleitoral: em voos comerciais. Fotos e vídeos do avião presidencial foram compartilhadas pela Secretaria da Fazenda e Crédito Público do México nas redes sociais.

Após a coletiva de imprensa, os jornalistas foram convidados a conhecer o interior da aeronave. "Eles não vão se arrepender quando entrarem", disse Carlos Urzúa, secretário da Fazenda e Crédito Público do México.

Urzúa também informou que cerca de 60 aviões e 70 helicópteros que pertencem ao governo federal serão colocados à venda em breve.

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias