Você viu?

Indiana obtém divórcio porque sua casa não tinha banheiro

Indiano urina em parede na beira da estrada em frente a cartaz do filme "Toilet"
Indiano urina em parede na beira da estrada em frente a cartaz do filme "Toilet" - Noah Seelam-12.ago.2017/AFP


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um tribunal indiano concedeu o divórcio a uma mulher porque a casa que dividia com o marido não tinha banheiro. 

O Tribunal de Famílias do Estado de Rajasthan decidiu na última sexta (18) a favor desta mulher, que alegou que o fato de seu marido não ter construído uma área para necessidades básicas em sua casa era algo cruel. 

O juiz Rajendra Kumar Sharma destacou que as mulheres nas aldeias costumam sofrer dores físicas por ter que esperar anoitecer para fazer as suas necessidades fora de casa. O magistrado disse que a falta de um banheiro é vergonhosa e comparou com uma tortura o fato de negar às mulheres um local seguro, afirmou a advogada Rajesh Sharma. 

O divórcio na Índia só é autorizado no caso de apresentarem ao tribunal provas de crueldade, violência ou demandas financeiras injustificadas. Esta não é a primeira vez que um casamento é anulado na Índia por falta de banheiro. 

Em 2016, uma mulher se recusou a casar no Estado de Uttar Pradesh depois que o futuro marido se negou a construir um banheiro para o casal. Em junho, outra mulher se negou a voltar para casa até que seus sogros construíssem um banheiro.

A falta de áreas de necessidades básicas nos lares é um importante problema de saúde pública na Índia, afetando cerca de 594 milhões de pessoas, ou seja, quase a metade do país, segundo a Unicef. Cerca de 70% dos lares indianos não contam com banheiro. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias