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Britânica encontra vestido de cinco gerações desaparecido em lavanderia

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Selo BBC Brasil

A escocesa Tess Newall reencontrou um vestido de família de 150 anos após ter lançado um apelo nas redes sociais. A peça, que havia sido feita pela tataravó dela e usada pelas duas gerações da família nas cerimônias de casamento, desapareceu após ter sido enviado para uma lavanderia.

Tess se casou com Alfred em junho de 2016 e por sugestão da avó usou o vestido que a tataravó costurou e que estava na família desde 1870.

Tess Newall
Tess Newall no casamento, com o vestido costurado pela tataravó - Reprodução

"Quando noivei, minha vovó disse que eu poderia usar o vestido que estava no sótão e que já era da nossa família há mais de cem anos. Eu sempre gostei de coisas antigas e foi uma honra poder vesti-lo no dia do meu casamento. Lembro-me de quando abri a caixa, ele estava meio amarelado, enrolado num papel de seda".

Nesta semana, ela contou o caso em uma publicação no Facebook que teve mais de 250 mil compartilhamentos. Neste sábado, ela usou a mesma rede social para informar a todos de que finalmente conseguiu encontrar o vestido.

"Recebemos uma ligação de um proprietário muito gentil da loja que havia lido sobre o caso. Ele foi checar o que havia sido deixado pela Wylie&Bisset e encontrou um vestido antigo de renda em uma pilha amassada no chão. Minha mãe e meu pai foram lá e, para o espanto e alegria deles, é o nosso vestido! (Não lavado, mas ainda com o nosso bilhete)", postou ela.

VESTIDO PERDIDO

Depois de usar o vestido na cerimônia, a família enviou a peça em setembro para uma lavanderia, para guardá-la em bom estado. Mas pouco tempo depois, o estabelecimento faliu. Então Tess usou as redes sociais para tentar recuperar peça.

"Eu descobri que a lavanderia perdeu meu vestido amado de casamento (...) Por favor, compartilhem essa publicação amplamente para o caso de alguém esbarrar com ele por aí. Eu entendo que há assuntos mais importantes no mundo, mas esse vestido representa muito para nós. Queremos que mais memórias de família sejam costuradas naqueles bordados", dizia o texto.

Segundo Tess, a lavanderia havia dado um prazo longo para entregar a peça, e a família começou a ficar desconfiada."Eles disseram que o vestido ficaria pronto em 10 semanas - achamos tempo demais, mas concordamos. Meu pai ficava ligando para saber se estava pronto e os funcionários diziam que não. Então em novembro decidimos ir no local e para a nossa tristeza, havia uma placa informando sobre a falência da empresa', disse ela à BBC.

"Quando minha mãe me ligou, nós choramos muito. É tão triste para a nossa família e nós temos esperança de que alguém o encontre e nos devolva. Há tantas emoções e histórias relacionadas a ele".

CASO DE POLÍCIA

O pai de Tess, Patrick Gammell, disse ter estranhado o prazo que a lavanderia Kleen Cleaners estabeleceu para entregar a peça, mas não imaginou que isso poderia acontecer.

"Estamos aborrecidos porque esse vestido estava na família da minha esposa há cinco gerações", afirmou.

Segundo ele, a empresa responsável por lidar com a falência e renegociar os bens da empresa afirmou que o vestido foi vendido.

"Nós fomos até a casa do proprietário da lavanderia, mas parece que eles perderam o imóvel na justiça".

A família estava prestes a acionar a polícia para tentar reencontrar a peça, considerada uma relíquia de família.

Mas na tarde deste sábado, Tess comunicou pelo Facebook o reencontro do vestido. Agora, após alguns procedimentos padrão, a família poderá tê-lo de volta em casa na segunda-feira.

"Um representante da Wylie & Bisset insistiu que, por 'razões de procedimento da loja', ele devia levá-lo de volta para a unidade de Glasgow. Ainda assim, nos assegurou que o vestido será entregue de volta em segurança na segunda-feira. Minha família não sabe como agradecer a todos por terem criado esse 'frenesi' que nos permitiu entrar na loja e encontrar o vestido", afirmou ela pelo post.

BBC News Brasil
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