Você viu?

Carecas são vistos como mais inteligentes, dominantes e bem-sucedidos, diz pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um estudo realizado pelo pesquisador Albert E. Mannes, da Universidade da Pensilvânia, constatou que carecas são vistos como mais inteligentes, dominantes e bem-sucedidos pelas demais pessoas.

Para chegar a essa conclusão, o pesquisador fez, em 2012, uma série de experimentos com dezenas de participantes da universidade, nos quais eles precisavam responder questões como "qual dessas pessoas você acha que é a mais bem sucedido?"

Nos testes, os voluntários precisaram comparar homens vestidos da mesma maneira e fotografadas no mesmo lugar, com a única diferença sendo terem cabelo ou não.

Em outro experimento, os participantes compararam fotos das mesmas pessoas, sendo que em metade das imagens o cabelo havia sido retirado por um software. Houve, ainda, avaliações feitas sem fotos, apenas com a descrição das pessoas. Nesse caso, a única diferença entre as frases era ter cabelo ou não.

Em todos os casos, os participantes apontaram que achavam os carecas mais inteligentes e dominantes.

Um detalhe curioso é que Mannes também é careca. No entanto, ele afirma que não houve nenhum conflito de interesses na pesquisa.

Ao "Business Insider" o empresário Seth Godin, também sem cabelo, explicou que as pessoas acham os carecas mais bem-sucedidos porque eles estão fazendo alguma coisa —raspar os fios restantes— para combater a calvície.

Durante muito tempo também acreditou-se que os carecas teriam uma vida sexual mais ativa porque a calvície seria causada por altos níveis de testosterona. Cientistas, no entanto, já constataram que essa percepção não é verdadeira, uma vez que a queda de cabelo é causada por outro hormônio.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias