Você viu?

Chef brasileiro é 'medalha de ouro' no Mundial de sushi em Tóquio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se preparar sushi fosse uma modalidade olímpica, o Brasil teria conquistado mais uma medalha de ouro nos Jogos. É que o chef brasileiro Celso Hideji Amano, 38, venceu nesta sexta-feira (19) o Mundial de Sushi, em Tóquio.

Na disputa, 27 chefs de países como França, Brasil, Estados Unidos e Paquistão prepararam peixes e fizeram o tradicional sushi estilo "Edo", em rodadas cronometradas.

As técnicas dos participantes foram acompanhadas de perto e avaliadas por um painel de mestres japoneses de sushi, com 20 chefs passando para a final no segundo dia, quando precisavam demonstrar seus próprios estilos originais de sushi.

"Eu me diverti", declarou o vencedor da competição, um brasileiro de ascendência japonesa que brilhou na rodada de preparação tradicional de sushi.

Para ficar com o título na avaliação dos juízes, o chef brasileiro precisou derrotar um concorrente francês, que criou um sushi no formato da Torre Eiffel.

Com a cozinha japonesa vivenciando uma explosão de popularidade mundial, a competição —patrocinada pelo ministério da Agricultura do Japão— tem por objetivo melhorar os padrões do sushi no exterior.

Hideji Celso Amano, a Brazilian of Japanese ancestry who was awarded first place, competes during the World Sushi Cup Japan 2016 in Tokyo on August 19, 2016.  Overseas sushi chefs competed for world s
Celso Amano foi o vencedor do campeonato Mundial de Sushi, em Tóquio - Kazuhiro Nogi/AFP

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias