Você viu?

Fã de 'Breaking Bad' é condenado por tentar comprar ricina na 'dark web'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Um britânico foi considerado culpado pela Justiça por tentar comprar ricina, um veneno letal, pela "dark web" (internet oculta ou redes anônimas e virtualmente não rastreáveis), inspirado pela série de televisão "Breaking Bad".

Mohammed Ali, 31, que vive em Liverpool, fechou um negócio em janeiro deste ano com um fornecedor para comprar 500 mg do veneno em pó, o bastante para matar até 1.400 pessoas.

Mas ele não sabia que o fornecedor, na verdade, era um agente do FBI. Fechada a compra, o agente enviou um pó inofensivo para Ali, que foi escondido dentro de um carrinho de plástico.

Ali abriu o pacote, que havia sido tratado com uma substância que fica brilhante debaixo de luz ultravioleta, o que facilitaria a comprovação do crime pela polícia. O britânico foi preso em casa, na manhã seguinte.


O britânico, que tem dois filhos, disse que estava "curioso" e queria testar os limites da dark web. Ele também alegou que não sabia que ricina era ilegal.

"Eu estava interessado na dark web e na ricina. Só queria saber porque do escândalo todo. Encontrei vários itens diferentes, de drogas a armas, e outros objetos ilegais. E, porque eu estava assistindo 'Breaking Bad', estava com ricina na minha cabeça", afirmou.

Na série, o protagonista, Walter White, prepara a ricina e carrega o veneno em um pequeno tubo.

BICHO DE ESTIMAÇÃO

Os advogados de defesa de Mohammed Ali afirmaram que ele queria a ricina "para fins pacíficos" e um psicólogo disse aos jurados que Ali exibia sinais de síndrome de Asperger.

Mas a promotora Sally Howes afirmou que o britânico era um "aventureiro" que mentiu para a polícia sobre a posse da ricina quando foi preso esperando "escapar".

A promotoria também informou que Ali tinha feito uma lista de coisas para fazer em seu computador que incluía os itens "pagar o cara da ricina" e "conseguir bicho de estimação para assassinar".

O juiz afirmou que, apesar das provas, não há sinais de que Ali tinha algum plano para fazer um ataque terrorista. A sentença deve ser anunciada apenas em setembro.

Ali já tinha se envolvido antes em vários golpes envolvendo pagamentos, incluindo um esquema para roubar 250 mil libras (cerca de R$ 1,3 milhão) do PayPal.

Crédito: Divulgação/ThinkGeek Réplica do ursinho de "Breaking Bad"
Réplica do ursinho de "Breaking Bad"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias