Você viu?

Retrato de Bento 16 feito com camisinhas será exibido em museu norte-americano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Museu de Arte de Milwaukee irá expor em novembro um retrato de Bento 16 feito com camisinhas, um protesto contra a posição do papa em relação ao uso de preservativos para prevenir a Aids.

Em 2009, Bento 16 suscitou uma forte reação negativa ao criticar o uso de camisinhas na África, dizendo que elas poderiam até "agravar o problema" da Aids.

Mais tarde, Bento 16 amenizou sua postura, afirmando que as camisinhas são aceitáveis às vezes para deter a epidemia.

O diretor do museu, Dan Keegan, disse esperar que um retrato do papa emérito Bento 16 impulsione o diálogo sobre a epidemia de Aids na África e o papel da arte nos debates públicos.

Crédito: Reprodução/Twitter/@ThisIsFusion Retrato do Papa feito com camisinhas coloridas será exposto em museu
Retrato do Papa feito com camisinhas coloridas será exposto em museu

O museu norte-americano informou que cerca de 200 pessoas entraram em contato para se queixar do retrato. Na semana passada, o arcebispo de Milwaukee, Jerome Listecki, classificou o museu como insensível e o retrato como insultante em um blog no site da arquidiocese.

Cerca de 17 mil camisinhas coloridas foram costuradas para compor o retrato, intitulado "Eggs Benedict" (Ovos Bento), segundo a porta-voz do museu, Vicki Scharfberg.

O museu informou que o número de pessoas que se manifestaram a favor da obra foi maior do que o de seus críticos. "Esperamos continuar o diálogo a respeito desta obra e do papel que a arte desempenha na sociedade", disse Keegan.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias