Você viu?

Estudo explica por que crianças colocam a língua para fora para se concentrar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crianças (e, ocasionalmente, adultos) têm o costume de colocar a língua entre os dentes quando estão concentrados em alguma tarefa. Mas por quê?

Um estudo publicado no jornal científico "Cognition", que acompanhou 14 crianças de quatro anos de idade, sugere que esse possa ser um traço hereditário que remonta ao desenvolvimento da linguagem oral.

Estudiosos da área acreditam que a linguagem falada evoluiu de gestos, tais como colocar a língua para fora.

O time de pesquisadores relacionou o hábito infantil a essa teoria ao analisar como as crianças completavam três tipos de tarefa. Uma era mecânica, como brincar com um cadeado; a outra era um jogo de ação e reação, em que as crianças tinham que dar um tapa na mesa assim que alguém batesse na madeira; e a terceira era ouvir histórias.

Crédito: James Jordan/Flickr Criança coloca a língua para fora
Criança coloca a língua para fora

Em todas as três atividades, as crianças mostravam a língua periodicamente, quando estavam se concentrando mais. A surpresa, porém, foi que, ao invés de usarem mais o gesto na tarefa mais difícil, do cadeado, elas acabaram pondo a língua entre os dentes com mais frequência quando brincavam de bater na mesa.

Segundo os pesquisadores, a atividade estimula mais a parte do cérebro relacionada à comunicação, já que elas estavam reagindo a um gesto externo e expressando a sua reação por meio do tapa na mesa.

Isso pode indicar que o gesto está relacionado ao desenvolvimento da linguagem humana. Acredita-se que, antes dos seres humanos falarem, eles usavam as mãos. Houve uma transição de gestos bucais até que as palavras conseguissem ser articuladas, o que provavelmente está relacionado ao fofo hábito de morder a língua das crianças.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias