Você viu?

Em biografia, empresário 'machão' de boxe conta como virou Kelly

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

O empresário de boxe Frank Maloney chocou o mundo do esporte quando revelou que era transgênero. Ele agora lança um livro que relata sua jornada de Frank para Kelly —"Frankly Kelly", "Francamente Kelly", em tradução literal.

Em entrevista à BBC, o empresário que foi agente de lutadores como o ex-campeão mundial de pesos-pesados Lennox Lewis, contou que manteve sua crise de identidade em segredo até seu segundo casamento, quando não aguentou mais a pressão.

"Cresci em um universo masculino, aceitei as expectativas. Não queria decepcionar ninguém", disse Maloney, que ensaia agora também um retorno ao mundo do boxe.

Leia mais: Com 'bênção' da igreja, transgênero vence preconceito e vira técnica na Itália
Leia mais: Pais de crianças transgêneros usam redes sociais para combater preconceito

Crédito: BBC O empresário de boxe Frank Maloney, que revelou ser transgênero e adotou o nome de Kelly (à dir.)
O empresário de boxe Frank Maloney, que revelou ser transgênero e adotou o nome de Kelly (à dir.)

"Sabia que não era gay, que era diferente. Ao ver casos como o da transgênero April Ashley, reconheci o que se passava comigo", acrescentou, referindo-se a uma conhecida transgênero britânica.

Maloney relatou como se sentia isolado. "Não tinha com quem conversar. Não havia internet, atendimento especializado. Se procurasse um médico, temia ser internado, levar choques elétricos. Decidi não contar a ninguém. Havia noites em que chorava na cama. Minha mãe me perguntava o que estava acontecendo e eu dizia que estava sozinho, perdido. Minha mãe sabia que havia algo errado, mas não sabia o que era. Aprendi a lidar com isso e a manter meus sentimentos trancados", contou.

Os sonhos de Maloney, no entanto, revelavam o que se passava. "Nunca sonhei em ser jogador de futebol, astro de cinema. Em todos os meus sonhos, eu era mulher. Sonhava que era mulher. Vivia em um mundo de fantasia", disse.

Leia mais: Telejornal da Índia tem primeira âncora transgênero

Mas esse lado de sua identidade teve de ser abafado no universo do boxe. "Eu tinha que me impor e me fazer ouvir em um ambiente de machões. Era como se eu estivesse em um palco. Tinha que me provar como o mais 'macho man' o tempo todo", disse.

Crédito: BBC Frank Maloney ao lado do ex-campeão mundial dos pesados, Lennox Lewis
Frank Maloney ao lado do ex-campeão mundial dos pesados, Lennox Lewis

Maloney contou que, apesar da atuação quase teatral, também gostava de seu trabalho, algo que, segundo ele, consumia sua vida. "Quando voltava para casa e estava sozinho é que era atacado por meus segredos mais íntimos."

Maloney se casou duas vezes. "Me casei muito jovem com minha primeira namorada. Foi turbulento. Tivemos uma linda filha, e a união durou cerca de 9 anos", conta.

Posteriormente, ele se casou com Tracy, com quem teve duas filhas e ficou por quase duas décadas. "Tracy é minha melhor amiga e minha alma gêmea", disse, apesar de estarem separados.

"Havia muitos segredos. Nosso casamento estava desmoronando e ela se culpava por isso. Não podia deixar isso acontecer. Não conseguia controlar meus sentimentos, meus desejos. Acabei contando para ela. Ela ficou chocada, muda", contou.

"Nos separamos, fui morar em Portugal, mas nos falávamos todos os dias por telefone", disse.

Leia mais: Transgêneros querem inclusão nas Forças Armadas da Venezuela

Crédito: BBC Frank acabou de lançar a biografia "Frankly Kelly", "Francamente Kelly", em tradução livre
Frank acabou de lançar a biografia "Frankly Kelly", "Francamente Kelly", em tradução livre

"Em Portugal, comecei a viver como Kelly. Me preocupava com o impacto disso no boxe. Mas reputações aparecem e desaparecem. Já o que eu alcancei nunca será retirado de mim."

Maloney se submeteu à cirurgia plástica para dar ao seu rosto um contorno feminino. Ele lamenta nunca ter revelado seu segredo ao pai, que morreu antes de ele assumir sua nova personalidade. A família, incluindo a mãe, apoiou a decisão.

"Minhas filhas ainda me chamam de pai. Fui atacado por militantes trans, acham que isso é desrespeitoso. Não é. Sempre me chamaram assim e assim será", disse.

"Pela primeira vez na vida, estou feliz", resume. Maloney anunciou recentemente que passou por procedimentos médicos de mudança de sexo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias