Você viu?

Japão derruba lei que proibia dançar após meia-noite (sim, ela existia)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os japoneses poderão a partir de agora dançar depois da meia-noite até altas horas da madrugada, graças a uma nova lei aprovada nesta quarta-feira (17) que acaba com a proibição da atividade durante toda a noite nas discotecas.

Os pubs não tinham, a princípio, o direito de deixar as pistas abertas de meia-noite até o amanhecer. A polícia temia que isto favorecesse "uma atmosfera excessivamente hedonista".

A lei em vigor até hoje, que data de 1948 —período da ocupação americana—, pretendia evitar a libertinagem dos jovens japoneses e conter a prostituição.

Crédito: Reprodução/Facebook/DJ Hello Kitty DJ Hello Kitty, sensação na China e no Japão
DJ Hello Kitty, sensação na China e no Japão

Mas a aplicação da lei foi relaxada consideravelmente a partir dos anos 1960, o que permitiu a proliferação dos clubes.

Uma nova onda de repressão começou, no entanto, depois da morte de uma estudante de 22 anos em 2010 em uma boate de Osaka.

De forma paralela, a proibição à dança após a meia-noite virou um tema de fortes críticas do setor cultural e da indústria da música.

Alguns parlamentares também criticavam a lei, considerada antiquada e contrária à vontade do governo de promover o desenvolvimento cultural do país, sobretudo para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Para completar a incoerência, a dança se tornou uma disciplina escolar em 2012.

De acordo com a nova legislação, que deve ser aplicada a partir de junho de 2016, dançar após a meia-noite será legal, mas com uma condição: respeitar uma iluminação equivalente a das salas de cinema antes da projeção dos filmes.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias