Você viu?

Com 38 anos de atraso, 'Star Wars' estreia nos cinemas da China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O primeiro filme da saga "Guerra nas Estrelas" foi exibido pela primeira vez nesta terça-feira nos cinemas da China, 38 anos depois que o restante do mundo se encantou com o universo da ficção científica criado por George Lucas.

"É muito melhor na grande tela", disse à AFP Joy Han, uma vendedora que tirou um dia de folga para aproveitar a "estreia".

E a chegada da ficção às salas chinesas já foi em forma de overdose: o Festival Internacional de Cinema de Xangai exibe os seis filmes da saga "Star Wars", a primeira vez da trilogia original (episódios 4, 5 e 6) e a reprise da trilogia posterior, segundo os organizadores.

Quando o filme "Guerra nas Estrelas" (que depois virou o Episódio 4 - Uma Nova Esperança") estreou, em 1977, a China saía de uma década de Revolução Cultural, o que impedia a exibição dos grandes sucessos de Hollywood.

A saga de George Lucas, no entanto, já está disponível na China há muito tempo, em formato DVD ou para download, legal ou não.

"Star Wars" marcou em 1977 o nascimento de um novo gênero de cinema comercial, popular e de massas, do qual também faz parte o diretor Steven Spielberg.

Neste ano, o novo filme da saga "Star Wars" chega aos cinemas. O "Episódio 7 - O Despertar da Força" estreia no Brasil no dia 17 de dezembro, um dia antes da estreia nos Estados Unidos. Na China, por enquanto, o filme não tem data programada, mas não deve demorar tanto quando o primeiro filme.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias