Você viu?

Anúncio de Yves Saint Laurent com modelo magra 'de forma doentia' é banido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Um anúncio da marca de produtos do segmento de luxo Yves Saint Laurent com uma modelo "abaixo do peso de forma doentia" foi proibido pela agência de regulação de publicidade britânica.

A peça, publicada na revista "Elle" do Reino Unido, trazia uma mulher com as costelas visíveis e proeminentes, de acordo com a Advertising Standards Authority (ASA).

A agência deu razão a um leitor que disse que o anúncio era irresponsável por usar uma modelo magra demais.

Leia mais: Heroína de 'Frozen' inspira mulheres em luta contra anorexia

A Yves Saint Laurent (YSL) e a "Elle UK" se recusaram a comentar a decisão.

A ASA disse que a YSL "indicou que eles não concordavam com a visão do leitor de que a magreza da modelo não era saudável", mas não deu uma resposta detalhada.

Crédito: Agência disse que costelas apareciam no peitoral da modelo
Agência disse que costelas apareciam no peitoral da modelo

A agência acrescentou que a pose da modelo e a iluminação destacavam seu peitoral, em que a costela é visível e proeminente, e suas pernas, em que coxas e joelhos tinham a mesma largura.

"Por isso, consideramos que a modelo parecia abaixo do peso de forma doentia na imagem e concluímos que o anúncio é irresponsável."

Leia mais: 5 conselhos para evitar transtornos alimentares desde a infância

O órgão decidiu que a peça não pode ser publicada novamente da mesma forma, e acrescentou que "recomendou que os anunciantes assegurassem que as imagens em seus anúncios fossem feitas de forma cuidadosa".

No início do ano, uma campanha do perfume Black Opium, da Yves Saint Laurent, foi liberada pela ASA após reclamações de que glamorizava e banalizava o uso de drogas e o vício.

Em abril, em uma ofensiva contra os estragos da anorexia, os deputados franceses votaram pela proibição de recorrer a modelos muito magras e desnutridas, o que provocou a crítica das agências de modelos, que se consideram vítimas de uma estigmatização.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias