Você viu?

Internautas (e astronautas) comemoram 'Dia da Toalha'; veja fotos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta segunda-feira, 25 de maio, pessoas do mundo todo comemoram o Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd.

O dia surgiu em homenagem à série "O Guia do Mochileiro das Galáxias". Nos livros de Douglas Adams, a toalha é um item que tem milhares de utilidades em uma aventura intergaláctica, como servir de apoio para dormir, esquentar o corpo ou afugentar animais estranhos.

Duas semanas após a morte de Adams, em 11 de maio de 2001, fãs decidiram criar o Dia da Toalha em homenagem ao autor. O dia escolhido foi 25 de maio, que é a data da estreia do primeiro filme da saga "Star Wars" ("Episódio IV: Uma Nova Esperança", 1977).


Desde então, o Dia da Toalha é comemorado por fãs que levam suas toalhas às ruas. Atualmente, fotos dessas comemorações também vão para as redes sociais. Nesta segunda, "Dia da Toalha" está entre os assuntos mais comentados ("trending topics") do Twitter no Brasil, assim como o nome do autor, Douglas Adams.

Não foram só meros civis que postaram fotos em homenagem ao dia de Douglas Adamas, no entanto: na Estação Espacial Internacional (EEI), a astronauta italiana Samantha Cristoforetti também comemorou a ocasião com fotos (dela e de seu colega) e um vídeo, em que ela faz uma leitura do icônico trecho do "Guia do Mochileiro" que explica a utilidade de toalhas.

Cristoforetti diz ainda que, no espaço, é realmente útil usar uma toalha: "Dá pra fazer abdominais no ARED" (máquina usada por astronautas para se exercitarem) e "usá-la para recuperar água no sistema de reciclagem".


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias