Você viu?

Alunos ganham bônus nas notas ao ir de bicicleta para escola na Itália

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O projeto de uma escola pública italiana que melhora as notas dos alunos que usam a bicicleta como meio de transporte tem atraído a atenção dos moradores da cidade de Aprilia, a 30km de Roma.

Criado por um estudante, o programa Bike Control, da escola de ensino médio Liceu Antonio Meucci, conta com um dispositivo que, fixado à bicicleta dos alunos, registra a data, o horário e a distância do percurso realizado.

Além disso, um sistema exclusivo feito em parceira com a Universidade La Sapienza, em Roma, calcula a quantidade de gás carbônico que deixa de ser emitida à atmosfera quando se troca o automóvel pela bicicleta.

A ideia surgiu há mais de um ano, quando Lorenzo Catalli, então aluno do último ano da escola e hoje estudante de engenharia, ia de carro para a escola, acompanhado pelo pai.

"Parados no trânsito, nos perguntamos quanta poluição deixaríamos de produzir se a maioria dos alunos fossem à escola de bicicleta, e não de carro", diz ele à BBC Brasil.

"Depois de realizar o projeto de sensores com meu pai, apresentei-o a um dos meus professores e logo tivemos o apoio da direção da escola para implementá-lo."

Crédito: BBC Alunos ganham bônus nas notas ao ir de bicicleta para escola na Itália
Alunos ganham bônus nas notas ao ir de bicicleta para escola na Itália

'USO FREQUENTE'

Para ganhar pontos, os estudantes devem usar a bicicleta no mínimo 3 ou 4 vezes por semana. "Poder quantificar a própria contribuição ao meio ambiente é gratificante, mas o importante não é o número de quilômetros percorridos, mas o uso frequente da bicicleta", disse Catalli.

Pelo sistema de avaliação das escolas italianas, além das notas conseguidas em provas escritas e orais, os estudantes de ensino médio contam com o "crédito de formação", uma pontuação obtida com a prática de atividades extracurriculares e que integra a média final necessária para superar o Exame de Estado, indispensável para o cursar o ensino superior.

O diretor da escola, Antonio Perrone, diz à BBC Brasil que o principal objetivo do programa é conscientizar os estudantes sobre a relevância ecológica de se usar a bicicleta em vez do carro. E oferecer uma recompensa pode ajudar.

"Para os estudantes, é importante, porque ganham pontos que valem para passar no exame", afirma Perrone

"Os estudantes já contam com uma variedade de atividades que podem ser realizadas para formar o crédito de formação, como trabalhos voluntários, atividades artísticas, estudo de línguas. Pela primeira vez, o uso da bicicleta, por seu valor ecológico, passou a ser uma delas."

BOLSAS DE ESTUDO

Os dados relativos ao percurso dos ciclistas são inseridos em um computador e divulgados mensalmente através de um site com a classificação dos estudantes que participam do programa. Em abril de 2005, o aluno com mais pontos havia pedalado por mais de sete horas em um mês, totalizando quase 120 quilômetros.

A iniciativa ganhou o apoio da prefeitura, que financia a produção e instalação dos dispositivos nas bicicletas e pretende estender o projeto a outras instituições públicas e privadas.

"A partir do próximo ano, premiaremos os três estudantes que mais acumularem pontos com bolsas de estudos no valor de 300, 200 e 100 euros", diz o diretor.

"Estamos formando um grupo de estudantes voluntários que fará a inserção dos dados em outras escolas", afirma à BBC Brasil a secretária do Meio Ambiente, Alessandra Lombardi.

"Além disso, estamos estudando com alguns supermercados da cidade mecanismos de incentivo tanto para os clientes quanto para os funcionários, que poderão acumular pontos e obter descontos em compras com base no uso de bicicletas."

Diversas lojas e serviços de manutenção de bikes da cidade já aderiram à iniciativa, passando a oferecer prêmios, como pneus, câmeras, manoplas, aos alunos que participam do programa.

Durante o primeiro ano do projeto, mais de uma tonelada de gás carbônico deixou de ser emitida à atmosfera graças ao projeto do Liceu Antonio Meucci.

"Somos a única cidade da Itália realizando este tipo de medição e queremos levar nossa experiência a outros municípios", afirma Lombardi.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias