Você viu?

Windows 10 terá emojis cinza, dedo do meio e saudação vulcana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entre as revolucionárias promessas do Windows 10 (como, por exemplo, compensar as falhas de seu antecessor, o Windows 8), estão novidades nos emojis do sistema operacional.

A empresa anunciou vários novos ícones, que terão o cinza como cor de pele neutra, em vez de amarelo. Alguns dos ícones antigos também ganharão versões atualizadas (veja na galeria abaixo).

Leia também: Jogo de cartas 'Paciência' vai voltar ao Windows

O mundo dos emojis tem sido cada vez mais aperfeiçoado pelas três gigantes da tecnologia —Apple, Microsoft e Google—, mudando radicalmente a comunicação virtual nos últimos anos.

Atualmente, todas as figurinhas conhecidas como emojis são registradas em uma organização internacional, a Unicode. Depois disso, cada empresa pode ter uma interpretação diferente de cada emoji registrado. Por isso, um rosto sorrindo é diferente no Android, no Windows e no iPhone.

As empresas não podem, no entanto, inventar emojis arbitrariamente, devendo obedecer ao que está registrado pela Unicode.


É por isso que as mudanças anunciadas pela Microsoft para o Windows 10, que será lançado no meio desse ano, são relevantes para todos os usuários de smartphones e computadores. Há novos ícones, como um dedo do meio e uma saudação vulcana, que podem ser copiados mundo afora.

Em alguns casos, os novos emojis do Windows 10 se aproximam dos desenhos das empresas rivais. Dessa forma, a empresa procura derrubar certas barreiras entre os usuários de diferentes sistemas, como o estranhamento que pode acontecer se um emoji enviado de um iPhone chegar muito diferente a um Windows Phone.

A tendência vai ao encontro da política da empresa, que também anunciou recentemente que irá fornecer ferramentas para aplicativos Android rodarem em seus celulares.

O QUE É?

O emoji é um aperfeiçoamento do emoticon, seu primo mais antigo, que é um sinal expresso apenas com letras (":)", por exemplo). Já o emoji é diferente: quando um sorrisinho é registrado, é como se uma nova letra entrasse no alfabeto ocidental do mundo virtual.

Há ainda um outro tipo de figurinha virtual, o "sticker" ou "adesivo", que é um desenho geralmente maior e mais estilizado. Esses sim têm uma interpretação completamente livre, e por isso, funcionam de acordo com as características de cada aplicativo —é o caso do cachorrinho ou o gato do Facebook Messenger.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias