Você viu?

China tem segunda maior área de vinhedos do mundo, diz organização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2014, a China alcançou o posto de segundo maior vinhedo do mundo, com quase 800 mil hectares destinados à produção da bebida, segundo a Organização Internacional do Vinho (OIV).

O resultado coloca a China atrás da Espanha —1 milhão de hectares—, em primeiro lugar, e na frente da França —792 mil hectares—, em terceiro.

Os vinhedos chineses, que representavam menos de 4% do total mundial em 2000, alcançam hoje em dia cerca de 11%, segundo a OIV.

A França continua sendo o maior produtor de vinho e os Estados Unidos, os principais consumidores.

Na China e na América do Sul continuam crescendo os vinhedos, de acordo com a apresentação da OIV. Em contraste, a superfície da União Europeia diminuiu no ano passado para 3,4 milhões de hectares (uma redução de 21 mil hectares).

A explosão do consumo e da produção de vinho na China foi inclusive tema de um documentário recente, "Red Obsession" ("obsessão vermelha"), exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2013.

Crédito: Reprodução Cena do documentário "Red Obsession" mostra um vinhedo na China
Cena do documentário "Red Obsession" mostra um vinhedo na China

Entre 2008 e 2011, a União Europeia implementou um plano para regular o potencial de produção que levou à diminuição de 94 mil hectares de superfície média anual de vinhedos.

Nos últimos dois anos, Itália e Portugal continuaram esses esforços, com quedas respectivas de 15 mil e 5 mil hectares por ano.

Em 2014, 104 milhões de hectolitros de vinho foram exportados no mundo, ou seja, um aumento anual de 2,5%, beneficiando principalmente a Espanha (que aumentou 22% em volume), o principal exportador, à frente da Itália e da França.

Chile e Austrália são, respectivamente, o quarto e quinto exportadores mundiais.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias