Você viu?

Fugitivo se entrega para a polícia após 40 anos escondido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Frágil e cansado de levar uma vida secreta por quatro décadas, Clarence David Moore, 66, chamou a polícia esta semana para se render. O delegado que atendeu achou que era uma brincadeira. Não foi.

Moore escapou da custódia da polícia três vezes durante a década de 1970 e, eventualmente, conseguiu conquistar uma vida tranquila, vivendo no estado de Kentucky (Estados Unidos) pelo menos desde 2009.

Sua saúde está comprometida depois de um acidente vascular cerebral e ele tem dificuldade para falar. Sem ter um documento de identidade regular, ele aparentemente teve que se esforçar para obter cuidados médicos.

Quando Franklin County Sheriff Pat Melton apareceu na casa de Moore para fazer a "prisão", Moore estava em uma cama de hospital e caiu em lágrimas. "Parece que ele está com quase 90 anos", disse o xerife.


Na última segunda-feira, depois de chamar a polícia, ele foi levado de ambulância de sua casa para um hospital local para avaliação e, em seguida, para a prisão, onde permaneceu sob custódia na quarta-feira. Ele recusou pedidos de entrevista.

Moore foi condenado por apropriação indébita de mais de U$ 200 na Carolina do Norte, em 1967, e foi condenado a até sete anos de prisão, de acordo com registros do Departamento de Segurança Pública.

Ao trabalhar com uma equipe de estrada na área de Asheville, ele fugiu e foi recapturado em 1971. Ele escapou novamente no ano seguinte e estava foragido até ser detido no Texas, em 1975. Sua terceira fuga de uma prisão, em Henderson County, foi em 6 de agosto de 1976.

NO BAIRRO

Uma mulher que tinha vivido com Moore não tinha ideia de seu passado. "Ela ficou em estado de choque quando tudo isso aconteceu", disse o xerife.

Na quarta-feira (22), uma mulher que atendeu a porta na casa térrea de Moore não quis comentar o assunto. O bairro, modesto, nos arredores da capital do Estado, é marcado por casas de tijolos com quintais bem cuidados.

Melton, o xerife, disse que sabia pouco sobre a vida de Moore antes de chegar em Kentucky, além do fato de Moore ter passado um tempo trabalhando em barcos ao longo da Costa Leste e ter se envolvido em um acidente de trânsito, que aconteceu por volta de 2009.

Nessa ocasião, ele foi citado por não ter carteira de motorista —e disse se chamar Ronnie T. Dickinson—, mas não apareceu na data marcada na corte e foi acusado de desacato.

O vizinho Richard Colyer também disse que conhecia Moore como Dickinson. Segundo ele, Moore era um homem privado, que se mudou para o bairro três a quatro anos atrás. Às vezes, o idoso se sentava na varanda da frente de sua casa e esperava a correspondência.

O xerife disse achar que a saúde debilitada de Moore motivou sua decisão de se entregar.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem