Você viu?

Torta de 700 kg em forma de privada na Índia alerta para cuidados sanitários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma torta de 700 quilos em forma de uma fenomenal privada foi a maneira que uma ONG indiana escolheu nesta quarta-feira (19), Dia Internacional do Vaso Sanitário, para sensibilizar um país que tem um déficit deste tipo de instalações em 120 milhões de lares.

Com o chocolate menos apetecível que já decorou um bolo, a torta foi compartilhada por centenas de estudantes que participaram da comemoração que desde 2001 é feita pela organização Sulabh International Social Service Organization.

O diretor e fundador da ONG, Bindeshwar Pathak, disse à agência de notícias Efe que na Índia 120 milhões de casas não possuem banheiros ou instalação sanitária mínima.

Ele elogiou o apoio do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, à tarefa de fazer da Índia um lugar limpo.

Crédito: Atul Vohra/Efe Torta gigante em forma de privada no Dia Internacional do Vaso Sanitário na Índia
Torta gigante em forma de privada no Dia Internacional do Vaso Sanitário na Índia

"Este ano é muito importante porque o primeiro-ministro da Índia assumiu esta causa com todo seu coração", disse Pathak, que ressaltou que enquanto a população não tiver acesso a sanitários higiênicos, "as pessoas não estarão livre de doenças".

O ativista destacou que o governo indiano tem a intenção de instalar esses 120 milhões de unidades sanitárias em cinco anos.

"Sou otimista", disse, afirmando que nunca antes um primeiro-ministro tinha dado um impulso deste tipo ao assunto, nem levado o tema à discussão em reuniões de alto nível nos Estados Unidos, com o presidente Barack Obama.

Para cumprir este plano, será preciso o apoio de "50 mil motivadores" e 200 mil pessoas envolvidas no processo de construção de banheiros, tarefa que o governo incentivará com benefícios fiscais e subsídios para que participar.

A torta de hoje é uma das atividades que a organização tem realizado esta semana. Ontem mais de mil de jovens se reuniram com tampas de privada penduradas no pescoço.

Na quinta-feira (20) encherão de banheiros a cidade de Hirmathla, no estado de Haryana, ao lado de Nova Délhi, que receberá o prêmio "Vila Toilet" em reconhecimento a sua nova condição de cidade com uma cobertura sanitária de 100%.

Segundo dados oficiais do último censo nacional de 2011, 53% dos 330 milhões de lares indianos não possuem vasos sanitários, e 60% da população faz suas necessidades ao ar livre.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias