Televisão

José Loreto ficou um ano sem comer carboidrato para viver José Aldo em filme

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Menos de um ano após o lançamento do longa "Mais Forte Que o Mundo",  a cinebiografia do lutador de MMA José Aldo estrelada por José Loreto, elenco e o diretor Afonso Poyart comemoram: desta terça (3) até a próxima sexta (6), a Globo exibirá uma minissérie de quatro capítulos produzida a partir do filme.

À narrativa cinematográfica serão incluídas imagens de arquivo, entrevistas, com o próprio José Aldo , familiares etc. 

José Loreto, que ficou conhecido como o Darkson de "Avenida Brasil", diz estar muito feliz com a transição do filme para a TV. "Vai ser meu primeiro protagonista na Globo e eu já sei que é um sucesso, modéstia à parte, porque o filme já foi um sucesso. A galera vai gostar", fala. "É um personagem maravilhoso, que eu sempre sonhei fazer."

George Moura, que assina o roteiro da adaptação para a TV, classifica a minissérie "Aldo" como um docudrama — uma narrativa que mistura dramaturgia e documentário.

O telespectador conhecerá a origem humilde do lutador na periferia de Manaus, sua ida para o Rio de Janeiro em busca de uma chance na academia de jiu-jítsu de seu atual treinador, Dedé Pederneiras (Milhem Cortaz), verá seu primeiro treino e as vitórias que lhe renderam o título de campeão de peso-pena do UFC. No elenco, estão também Cléo Pires, Paloma Bernardi, Jackson Antunes e Cláudia Ohana, entre outros.

José Loreto em cena do filme "Mais Forte que o Mundo - A História de José Aldo"
José Loreto em cena do filme "Mais Forte que o Mundo - A História de José Aldo" *** **** - Divulgação

Para Loreto, a vida de lutador é ainda mais difícil do que a de artista, tanto pela rotina regrada que os esportistas em geral devem levar, quanto pela pressão que sofrem para vencer.

"Só vence um, né? Entram dois lutadores no ringue e só um vai sair feliz daquela noite. É cruel, doloroso, mas também muito bonito, motivador. Mesmo perdendo, a pessoa amadurece e cresce, espiritualmente falando", diz.

"Vida de atleta é difícil porque precisa de muita abdicação. O ator é mais permissivo, mais flexível", compara Loreto, que precisou fazer uma dieta paleolítica e excluir completamente os carboidratos de seu cardápio durante um ano para ficar com o corpo mais parecido com o do lutador.

Para ele, este foi um dos maiores desafios que enfrentou na construção do personagem. "A preparação para o filme foi difícil pra mim e foi mais difícil ainda pra quem estava à minha volta, porque eu ficava de mau humor. Em algumas cenas a minha pegada era mais forte, eu estava emburrado", conta.

O ator de 32 anos, que pratica judô desde os cinco, confessa que não conseguiria manter um estilo de vida tão cheio de restrições, como o de José Aldo, por muito tempo. "Só manteria esse estilo de vida tão rigoroso por um personagem mesmo."

Assim que acabaram as filmagens, o ator foi a um restaurante para saciar a vontade de comer um sanduíche, após 12 meses de privação. "Comi e passei mal demais. Vomitei umas cinco vezes", relembra, rindo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias