Televisão

'Nunca tinha pensado em fazer novelas', diz Zezita Matos, a Piedade de 'Velho Chico'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Zezita Matos, 74, conhecida como a dama do teatro da Paraíba, faz sua estreia em novelas em "Velho Chico" (Globo).

Com 57 anos de carreira no teatro e muitos trabalhos no cinema ("Baixio das Bestas", "O Céu de Suely", "Cinema, Aspirinas" e "Urubus"), a atriz diz que nunca havia recebido um convite que valesse a pena na televisão, como o que recebeu do diretor Luiz Fernando Carvalho para a atual novela das 21h.

"Nunca tinha pensado em fazer e acho que se vier outro convite, vou repensar. Aceitei porque o Luiz Fernando faz outra coisa, é cinema, afirma.

As informações são da coluna Outro Canal, assinada por Lígia Mesquita e publicada na Folha deste domingo (11).

Na pele da mãe coragem Piedade dos Anjos, um retrato da mulher sertaneja, ela diz que qualquer uma pode se identificar com a personagem.

"Ela não se restringe à mulher nordestina, é metáfora da mulher universal, da luta. É analfabeta, é a matriarca que vê além, que acredita num futuro melhor. É a mãe de Brecht, defende os filhos na trincheira", explica.

Nesse primeiro trabalho na televisão, a atriz também faz uma comparação entre montar um personagem para as novelas e para o teatro.

"Meu processo de interpretação continua o mesmo, sigo com aquele medo de que não estou fazendo o meu melhor (risos). Mas é trabalhoso fazer televisão, a novela tem nuances, e o processo se assemelha muito com o teatro: a cada dia é um espetáculo, um acréscimo do que vai colocar e do que ficou para trás", avalia.

Mas nem tudo é novidade para ela em "Velho Chico. Na trama, Zezita é mãe de Bento e Santo, personagens interpretados por Irandhir Santos e Domingos Montagner, respectivamente. "Já fiz a mãe do Irandhir em quatro filmes", lembra.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias