Televisão

'Mais difícil foi estar sempre em contato com o medo', diz  Luisa Arraes sobre papel em 'Justiça'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para viver Débora, personagem da minissérie "Justiça" (Globo), a atriz Luisa Arraes, 23, teve que lidar com um "medo latente de todas as mulheres", o de ser estuprada. 

Na trama, a personagem é violentada durante o Carnaval e decide encontrar seu agressor para se vingar. Para se preparar, a atriz e os diretores conversaram sobre o terror da violência sexual. 

"Acordamos com esse medo, saímos na rua com esse medo, é um pavor para todas as mulheres", diz ela em entrevista ao "F5". 

Ter que estar o tempo todo em contato com esse sentimento foi, justamente, a parte mais difícil nesse trabalho, segundo Luisa.

"Eu não tive como fugir, não dava para fazer pela metade. Então, foi dolorido, porque, a princípio, a gente não quer saber dessas histórias", diz ela, que leu vários relatos publicados por mulheres nas campanhas #meuprimeiroassédio e #meuamigosecreto para se preparar.
"O que eu tirei dessas histórias foi a coragem de querer saber."

Debora ( Luisa Arraes )  ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
A atriz Luisa Arraes como Débora, personagem da minissérie "Justiça" - Divulgação

Antes de fazer as cenas mais tensas, a atriz costumava repetir a fala da sequência no elevador, na qual descreve o estupro com detalhes para Marcelo, marido de sua personagem interpretado por Igor Angelkorte . 

"Ficar em contato com esse pavor foi, além do mais difícil, o mais novo. Tivemos que entrar em buracos de neurose. A Débora teve muitas crises e eu estive lá com ela", fala Luisa, que vê na personagem um perfil obsessivo por seu desejo de vingança. 

A atriz conta ter procurado se lembrar de alguma história pessoal de assédio para fazer o papel, mas diz não ter tido vivências do tipo. 

"Agora, situações de diminuição da mulher, sempre tem, né? Um dia, um amigo meu na escola me perguntou qual mulher havia mudado o mundo e eu não sabia muitos nomes de cabeça, disse apenas Virginia Woolf. Aí ele começou com uma lista de vários homens: Freud, Einstein, e eu não tinha nada. Isso ficou na minha cabeça", lembra. 

Com o fim nesta semana de "Justiça", a atriz já tem engatilhado outros projetos. Ela está terminando de gravar o longa "Aos Teus Olhos", dirigido por Carolina Jabor, e volta aos palcos em dezembro com a reestreia, no Rio, da montagem de "A Santa Joana dos Matadouros".




Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias