Televisão

'A série ficou pessimista, um erro que não dá para cometer' diz criador de 'Chapa Quente'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O roteirista e chargista Cláudio Paiva, 58, criador de “Chapa Quente” (Globo), série cômica que estreou a segunda temporada no dia 7, tem uma atitude pouco comum em seu meio: faz um mea-culpa por ter errado a mão no início da atração.

Ele considera ter exagerado na crítica política e social da atração, cuja estreia foi em 2015.

"Tive vontade de fazer crítica social e política mais agressiva. E pesei a mão", diz. "A linguagem na charge tem esse deboche, na TV foi um erro. A série ficou pessimista, um erro que não dá para cometer. Na situação atual do país, as pessoas estão ligadas em tudo, mas têm esperança que vá melhorar", acrescenta.

As informações são da coluna Outro Canal, assinada por Lígia Mesquita e publicada na Folha deste sábado (16).

Para corrigir o erro, Paiva decidiu apostar nas relações familiares dos personagens. Deu certo, e "Chapa" ganhou sobrevida.

"No final da temporada passada, os personagens da Ingrid Guimarães (a cabeleireira Marlene) e do Leandro Hassum (Genésio) tiveram filho, precisava investir nisso. Acho que com mais relações afetivas, crescemos", explica.

Na nova temporada, o elenco ganha um reforço de peso: Marcos Caruso, que interpretará o deputado Moacir. Paiva considera "inevitável" a presença de um congressista na série, mesmo considerando ter errado a mão ao fazer uma crítica política. 

O roteirista, que também fez "Tapas & Beijos" e "TV Pirata", se sente mais maduro e com um humor mais crítico neste momento da carreira.

"Hoje, aos 58 anos, fazer humor adolescente, falando mal de tudo e de todos não me interessa. Não dá para ficar tipo o Lobão, falando mal de todo mundo. É muito rancoroso", completa.

O roteirista e cartunista Claudio Paiva posa para foto entre máscaras, em sua residencia na Urca, zona sul do Rio de Janeiro (RJ)
O roteirista e cartunista Claudio Paiva posa para foto entre máscaras, em sua residencia na Urca, zona sul do Rio de Janeiro (RJ) - Daniel Marenco/Folhapress


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias