Televisão

'Já estava mais do que na hora', diz Rodrigo Santoro sobre volta às novelas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após 13 anos longe das novelas e investindo na carreira internacional no cinema, o ator Rodrigo Santoro volta aos folhetins em “Velho Chico”, como o coronel Afrânio.

O ator, cujo último papel em novelas foi em “Mulheres Apaixonadas” (2003), aproveitou um hiato na gravação da série americana “Westworld” para vir ao Brasil rodar suas cenas na trama de Benedito Ruy Barbosa.

Ao explicar os motivos para aceitar o convite do diretor Luiz Fernando Carvalho, Santoro foi suscinto. “Porque a história é maravilhosa, admiro muito o diretor, o personagem é lindo e já estava mais do que na hora”, disse o ator, na festa de lançamento da novela, no Rio.

Presente nas duas primeiras fases da novela, que vão dos anos 1960 aos anos 1980, Afrânio representou um desafio para a carreira de Rodrigo Santoro por ser um personagem que amadurece a cada capítulo e que lida com emoções fortíssimas —da paixão que nutre por Iolanda (Carol Castro), à luxúria que o faz casar com Leonor (Marina Nery), até o ódio que cultiva contra o seu inimigo, o capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi).

"O Afrânio não é necessariamente um bom exemplo, não recomendo para as crianças que estiverem assistindo em casa. Ele tem uma série de conflitos, é colocado em uma situação e a forma como ele lida com a situação é muito particular. Nesse sentido, não tenho nada em comum com ele. Mas são personagens muito interessantes, que representam algo muito importante na história do nosso país. Falamos de coronelismo", apontou o galã.

 
"As origens do coronelismo provém da tradição patriarcal brasileira e a gente vai tocar numa série de questões. Além do rio são Francisco, da história de amor, tem uma crítica social sendo feita”, explica Rodrigo Santoro.

Todos os dias, o ator gasta algumas horas em caracterização para entrar na pele, e, principalmente, nos cachos “selvagens” de Afrânio. A parte mais difícil das gravações, no entanto, foi lidar com o calor no auge do verão no sertão nordestino, vestindo figurino de época.

“Em muitas imagens, eu estou transpirando. Aquilo não é maquiagem. Todo suor que você vê na tela é real. Posso dizer que esse trabalho foi suado, literalmente”, disse Rodrigo Santoro.

"Velho Chico" estreia nesta segunda (14), no lugar de "A Regra do Jogo".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias