Televisão

Dupla sertaneja com pronúncia 'incompreensível' é nova polêmica da internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com apenas nove meses de carreira, a dupla Bruno e Barretto já emplacou seu hit "Farra, Pinga e Foguete" no topo das paradas das rádios brasileiras e está fazendo cerca de 22 shows por mês.

Mas uma participação no "Encontro" (Globo) nesta semana —que está sendo comandado por Ana Furtado e Felipe Andreoli durante as férias de Fátima Bernardes— não acabou muito bem para a dupla.

Durante a apresentação ao vivo no matutino, eles deixaram a plateia e os telespectadores com a pulga atrás da orelha: a dicção era tão incompreensível que a música parecia não ser em português.

Rapidamente, o vídeo do "Encontro" se espalhou na internet e foi motivo de piadas e críticas. Uma página famosa de humor no Facebook compartilhou o vídeo sob o título "Brazilian Horror Story", uma brincadeira com a série "American Horror Story".

André Bonini, o "Barretto", se defendeu em seu perfil no Facebook dizendo que se inspira em Tião Carreiro para fazer o vocal grave e "arrastado" do sertão. Mas o resultado acaba sendo uma voz fanha e com pronúncia embolada, confira:


O vídeo resultou em memes, piadas e imitações, como esta abaixo, que já passa de 100 mil visualizações no Youtube.


E essa também:


Até Sean Penn e o traficante El Chapo foram parar na história:




sucesso não é apenas cantar bem

Em seu post de defesa, Barretto reconhece que a apresentação não ficou boa e culpa a falta de tempo para passar o som. "Assisti por algumas vezes o vídeo e tenho a humildade de reconhecer que não está fácil de entender o que eu canto durante a música", diz ele. "Chegamos em cima da hora e não conseguimos passar o som, regular as alturas e alguns outros detalhes. Esse pode ser um motivo que tenha contribuído para que o áudio ficasse ruim daquela forma."

"Não estou chateado com os comentários, afinal todos têm o direito de gostar ou não do nosso som, mas fico triste por gostar das coisas bem feitas. Minha maneira de cantar é essa e tenho como referência artistas como Tião Carreiro, Ronaldo Viola e João Mulato", continua.

"Estou muito feliz com o resultado do nosso trabalho e quero dizer que nunca mudarei meu modo de cantar", acrescenta Barretto, encerrando com uma reflexão: "sucesso não é apenas cantar bem. Sucesso é agradar o povo, é cair no gosto, é agradar a maior quantidade de pessoas com seu trabalho, seja ele qual for".

Abaixo, o vídeo oficial da música, com gravação de estúdio, na qual a letra fica mais clara para o ouvinte.


Crédito: Reprodução/Facebook Bruno e Barretto
Bruno e Barretto posam com Ana Furtado e Felipe Andreoli no "Encontro"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias