Televisão

Mãe de Cazuza critica abordagem da Aids em 'Malhação': 'desserviço'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lucinha Araújo, mãe de Cazuza e presidente da Sociedade Viva Cazuza, está indignada com a forma como a novela adolescente "Malhação" abordou o tema da Aids e do vírus HIV.

No perfil do Facebook da ONG, que tem foco na assistência social a pacientes e portadores do vírus, Lucinha fez um desabafo criticando a novela, intitulado "'Malhação' e o retorno do obscurantismo em relação ao HIV".

"Como se não bastassem todos os problemas que nós brasileiros estamos sofrendo, ainda temos que ver em pleno ano 2015 o programa 'Malhação' da Globo prestar um desserviço à saúde pública", desabafou Lucinha.

Na novela teen, a protagonista Luciana (Marina Moschen) deu uma cabeçada com o soropositivo Henrique (Thales Cavalcanti) durante um treino de basquete e teve que tomar coquetel antirretroviral.


"Há 10 anos vemos os novos casos de Aids aumentando entre jovens, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, por transmissão sexual. Depois de 30 anos de trabalho para combater o preconceito e informar corretamente as formas de transmissão do HIV, vemos um programa destinado ao público jovem aconselhar soropositivos a não praticar esportes, a mostrar um médico receitar medicamento antirretroviral numa situação onde dois jovens dão uma cabeçada é no mínimo de chorar", contestou Lucinha, que ainda pede que a novela faça uma retratação.

"Que se queira ganhar dinheiro com sensacionalismo já é duro, mas dar informações erradas é um pouco demais. Deixo aqui minha indignação, meu repúdio e a vergonha que senti ao saber que o trabalho que a Viva Cazuza, as ONGs/Aids e todas as campanhas governamentais de prevenção ao longo de 30 anos vão por terra de uma maneira tão irresponsável", continuou. "O mínimo que espero seria um novo episódio com a devida correção".

Crédito: Rafael Andrade/Folhapress Lucinha Araújo lança no dia 7 de junho, na LivrariaCultura do Market Place,em SP, o livro "O TempoNão Para - Viva Cazuza"
Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, posa com cartaz do filho

outro lado

Procurada pela reportagem, a Globo informou que teve aval de três médicos para escrever a cena e convidou Lucinha para uma participação na novela.

"O autor Emanuel Jacobina reforça que tem total respeito e admiração por Lucinha Araújo e sua história. Sabendo da delicadeza e da importância do tema do HIV para a sociedade, o autor e a equipe de colaboradores de 'Malhação: Seu Lugar no Mundo' tiveram a preocupação de recorrer a uma consultoria especializada ao escrever os capítulos. Três dos quatro médicos que consultaram consideraram pertinente o tratamento preventivo - a PEP - na trama em que os personagens Henrique e Luciana se ferem e o sangue de um entra em contato com o do outro", disse a emissora em comunicado.

"Jacobina reforça ainda que acredita que não discutir a discriminação sofrida por quem é soropositivo aumenta o estigma de quem convive com a doença. Mostrar a possibilidade de uma vida normal, na qual está incluída a prática de esportes, é um dos pontos de chegada da história de Henrique. Nos próximos capítulos, o tema terá desdobramentos e a novela vai retratar o cotidiano de Henrique, mostrando que ele vai enfrentar e vencer preconceitos com o apoio dos amigos. Jacobina aproveitou para dizer que adoraria ter a participação de Lucinha Araújo falando sobre sua experiência no Viva Cazuza e no combate à Aids no Brasil na novela", encerra o texto.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias