Televisão

TOP 5 - Veja (e ouça) os astros que mais deram certo com o 'American Idol'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O programa de auditório "American Idol", um dos mais importantes da história da TV norte-americana, irá terminar em 2016, com sua 15ª e última temporada.

No auge do programa, em 2006, o "Idol" conquistou 30 milhões de espectadores. É uma média impressionante para um programa denso, que chegou a ter 41 episódios por temporada —alguns, com duração de mais de duas horas.

Com essa audiência, não é surpreendente que muitos tenham ascendido ao estrelato no reality. Veja, abaixo, os seus cinco maiores sucessos comerciais segundo a "Forbes" (lembrando que a lista deixa de fora alguns xodós dos fãs do programa, como Jennifer Hudson e Taylor Hicks).


5 - FANTASIA BARRINO


Fantasia foi a vencedora da terceira temporada, em 2004. Seu sucesso parece duradouro: em 2012, foi escolhida como a 32ª na lista de mulheres mais importantes da música do VH1, já tendo sido indicada a 11 Grammys.

A cantora tem uma história de vida trágica, típica dos que são selecionados para o "American Idol". Aos 16 anos, Fantasia foi estuprada e por isso sofreu bullying e assédio na escola, tendo que largar seus estudos. Depois, ainda adolescente, teve uma filha com seu namorado.

Sua biografia, "Life Is Not a Fairytale" ("a vida não é um conto de fadas", 2005), ficou em sétimo lugar na lista de livros mais vendidos do "New York Times" e inspirou um filme, "A História de Fantasia Barrino" (2006).



4 - CLAY AIKEN


Clay Aiken não venceu sua edição do programa, mas, ainda assim, é o quarto maior sucesso comercial da história do reality show. Ele ficou em segundo lugar, perdendo para Ruben Studdard em 2003 (a segunda temporada do programa).

Aiken começou a cantar em igrejas quando era criança. Durante toda sua carreira, esteve envolvido com o terceiro setor e campanhas de caridade.

Ele começou ajudando crianças autistas, antes de entrar no "Idol"; depois, dedicou-se a diversos projetos, como a Unicef, campanhas pela prevenção da AIDS, projetos a favor de direitos LGBT... O cantor está tão envolvido com a política que concorreu ao congresso norte-americano em 2014, pelo partido Democrata.



3 - CHRIS DAUGHTRY


Chris Daughtry se distingue dos outros "Idols" dessa lista por ser o único que enriqueceu com uma banda, e não com uma carreira solo (embora a banda se chame, modestamente, "Daughtry").

Assim como Aiken, ele não venceu a quinta temporada do programa, da qual participou. Não fez muita diferença: apenas meses depois, sua banda era a mais tocada do país.

O primeiro álbum da banda (que também se chama "Daughtry") foi o mais vendido de 2007 nos Estados Unidos.



2 - KELLY CLARKSON


Kelly Clarkson foi a primeira vencedora do "American Idol", em 2002. Seu sucesso comercial e de crítica foi estrondoso, com 9 Grammys e 17 prêmios Billboard (dados para os músicos mais tocados). A sua carreira é marcada por hits como "Because of You", "Since You've Been Gone" e "Breakway".

Assim como diversos outros "Idols", ela participa de inúmeros projetos de caridade; ao contrário de Aiken, porém, Kelly é republicana e se declara católica conservadora.



1 - CARRIE UNDERWOOD


Carrie Underwood ganhou a quinta temporada do "Idol" e acumula, até hoje, 7 Grammys e uma indicação ao Globo de Ouro por melhor música original.

Ela é conhecida por sua voz perfomática, que consegue atingir um amplo espectro de notas e sustentá-las por períodos longos de tempo.

Na vida pessoal, Underwood é "padrão Idol": cristã, interessada em filantropia e, atualmente, milionária.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias