Televisão

Diretor de 'Acredita na Peruca' fala sobre planos de levar teatro musical para a televisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Conhecido por trazer ao Brasil musicais de grande sucesso da Broadway e pela montagem de outros musicais nacionais, sempre em parceria com o também diretor Claudio Botelho, Charles Möeller faz sua estreia como roteirista e diretor de um programa de humor para a televisão em "Acredita na Peruca", do Multishow.

O universo da televisão não é inteiramente desconhecido do diretor, já que fez algumas participações como ator e dirigiu sequências musicais em minisséries na TV aberta, como"Chiquinha Gonzaga" (1999) e "Dalva e Herivelto" (2010), mas "Acredita na Peruca" é sua primeira experiência roteirizando e dirigindo um programa de televisão inteiro e um dos principais desafios foi lidar com a velocidade do processo de produção.

"Sou considerado um diretor rápido para musicais, em oito semanas monto uma peça. Aqui tinha que montar uma peça por dia. Ensaiava na segunda, gravava na terça, ensaiava outra na quarta, gravava na quinta. O que a televisão me deu foi liberdade total e absoluta e confiança. Isso me botou em um lugar confortável e, ao mesmo tempo, me deu uma responsabilidade de corresponder", conta Möeller, que repete a parceria com Cláudio Botelho na direção da série.

Crédito: Guto Costa/Divulgação Luis Fernando Guimarães em cena do humorístico "Acredita da Peruca", que estreia em maio de 2015 no Multishow
Luis Fernando Guimarães em cena do humorístico "Acredita da Peruca", que estreia em maio de 2015 no Multishow

"Acredita na Peruca" surgiu a partir de um monólogo desenvolvido por Möeller e Luiz Fernando Guimarães, no qual o ator interpreta sete personagens que personificam os sete pecados capitais - Eleonora, a protagonista da série, é um deles. A peça deve ser lançada ainda no segundo semestre. O diretor afirma que o fato de o programa ter sido gravado com plateia e em um teatro ajudou a dar o formato final ao novo texto.

"A gente teve tanta reação da plateia que teve que diminuir os programas e teve um trabalho de reescrever os programas em função da participação da plateia. Como eu era o único autor, era uma coisa imediata. Eu via o que funcionava e o que não funcionava e foram poucas as coisas que não funcionaram. A plateia foi muito ativa, aplaudia muito, reagia muito, dançava no final", lembra.

Para o diretor, "Acredita na Peruca" foi uma experiência muito particular e feliz, mas, apesar de ter vontade e de já ter recebido propostas de um canal pago para trazer uma de suas montagens para a televisão, ele ainda não sabe se repetiria a dose com outras produções musicais suas.

"Meu universo é o teatro musical, sobrevivo dele. Mas acho que teatro musical pode funcionar também na televisão e esse é um veículo que tem que ser reinventado, reconstruído, todos os dias. A televisão precisa ser repensada", opina.

"Acredita na Peruca" estreia nesta segunda-feira (18), no Multishow.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias