Televisão

Após briga, BBC não renova com Jeremy Clarkson, apresentador do 'Top Gear'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A BBC decidiu não manter Jeremy Clarkson, o apresentador de "Top Gear", o programa de maior audiência da corporação britânica, centrado nos automóveis, anunciou nesta quarta-feira (25) a imprensa britânica.

Após ser suspenso há duas semanas pela emissora por brigar com um produtor, último de uma longa série de episódios polêmicos, o apresentador de 54 anos não terá seu contrato renovado após seu vencimento, no fim do mês, segundo o "Daily Telegraph" e o "The Guardian". 

Contactado pela agência de notícias AFP, o canal não quis confirmar a informação. "Não temos mais nada a acrescentar a respeito deste caso. Informaremos o público assim que tivermos algo a anunciar", declarou um porta-voz.

Por sua vez, Jeremy Clarkson indicou nesta quarta em seu Twitter não estar ciente de nada.

O famoso apresentador, conhecido por sua irreverência, provocou uma série de polêmicas com tiradas de provocação e, por vezes, racistas —tratando, por exemplo, os mexicanos de "preguiçosos" e "não servem para nada".


Clarkson e o programa também foram acusados recentemente de provocação por uma placa "H982FLK", na qual os argentinos viram uma alusão à guerra das Malvinas. Já o apresentador denunciou que a caravana da equipe foi violentamente atacada na Patagônia.

Apesar desta reputação, Jeremy Clarkson recebeu um forte apoio dos telespectadores, que lançaram um manifesto pedindo seu retorno à BBC e que recolheu mais de um milhão de assinaturas na plataforma change.org.

Até o primeiro-ministro britânico David Cameron tentou ajudá-lo, descrevendo-o como "um dos (seus) amigos, e um grande talento."

Para a BBC, o fim do contrato com Jeremy Clarkson pode ter implicações financeiras significativas relativas ao "Top Gear", que arrecada cerca de 50 milhões de libras por ano (US$ 68 milhões).

O programa tem uma audiência excepcional, estimada em 6,5 milhões de telespectadores que acompanham a série apenas no Reino Unido. Eles seriam 350 milhões em todo o mundo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem