Televisão

Com Dan Stulbach, novo 'CQC' terá políticos na 'vida real' e quadro de romance com celebridades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A oitava temporada do "CQC" (Band) estreia nesta segunda-feira (9), com o ex-global Dan Stulbach na bancada, a volta de Rafael Cortez e novos quadros.

A atração, que amargou queda de audiência com uma média de 3 pontos no ano passado —à época, cada ponto equivalia a 65 mil domicílios na Grande São Paulo—, passou por uma reformulação para tentar resgatar pontos fortes da estreia, em 2008, quando ainda incomodava a concorrência.

Entre os novos quadros, o "Choque de Realidade" promete tirar políticos de seus gabinetes e levá-los às ruas, para que vivam na pele o cotidiano da população. Já o "Serviço de Atendimento para Famosos Solteiros" usará aplicativos de relacionamento para encontrar o parceiro ideal de celebridades, que não revelarão suas verdadeiras identidades famosas aos pretendentes virtuais.

"O programa precisava de renovação. Chega um momento em que é bom oxigenar, mudar", justificou o diretor de conteúdo da Band, Diego Guebel. Segundo ele, a queda no Ibope foi um fator importante para a decisão, mas não o único.

"Audiência é sempre um dado relevante. O assunto é: se você pensa só nela, é muito difícil construir [um programa]. Não existe uma regra mágica. Muitas vezes, é melhor acreditar no que você quer fazer e oferecer o melhor que pode."

Além do ex-global, passam a integrar o elenco do humorístico dois novos repórteres, Juliano Dip e Erick Krominski. Marco Luque permanece na bancada e os veteranos Maurício Meirelles e Lucas Salles na reportagem.


RAFINHA BASTOS

O retorno de Rafinha Bastos, afastado do programa após uma piada polêmica com o nome da cantora Wanessa, chegou a ser cogitado por Guebel. O diretor, porém, preferiu não acumular mais um compromisso à agenda do apresentador, que já comanda o "Agora É Tarde" (Band) durante quatro dias por semana.

"Eu achei que seria bom para o Rafinha voltar, que ele poderia compor bem essa nova equipe. Depois de um tempo, pensei melhor e falei para ele: 'Rafa, vai criar uma situação meio estranha em que você tem muita coisa para fazer'. Eu prefiro passar vergonha num primeiro momento do que depois", contou.

Ao "F5", Guebel afirmou que as polêmicas que envolvem o nome do humorista não pesaram na decisão.

Já a dispensa de Marcelo Tas, que esteve à frente do programa por seis anos e será substituído por Stulbach na nova temporada, se deu em comum acordo, por conta do desgaste do apresentador.

"A gente já tinha essa conversa com o Marcelo, sobre quanto tempo ele e eu achávamos que a fase ia durar. Não existe uma definição sobre quanto tempo um apresentador pode durar. Acho que ele também já estava um pouco cansado de fazer a mesma coisa", disse o diretor.

Para Stulbach, as comparações com o antigo líder da bancada "serão inevitáveis", mas "não preocupam". "Eu não tenho essa preocupação em ver o programa pensando em como o Marcelo fazia alguma coisa ou deixava de fazer, porque era a maneira dele e eu tenho que encontrar a minha maneira própria."

"Peço um pouco de paciência para as pessoas para que a gente tenha tempo de mostrar uma coisa boa e nova."

'PASSO IDEOLÓGICO'

O ex-global acredita que o novo trabalho é um "passo ideológico" importante na carreira, embora afirme não saber "onde vai dar" a experiência.

"O 'CQC' tem uma brincadeira criativa, tem uma cena, mas também tem um desejo de melhora do público. É muito importante falar de política na TV aberta e, de alguma forma, influenciar o que está acontecendo no Brasil, ajudar. Para muita gente, isso é a única notícia vista na semana."

Essa é a primeira vez do ator como apresentador fixo de um programa de TV —ele já cobriu férias de Fátima Bernardes, ao lado de Ana Furtado, no "Encontro" (Globo) e participou do "Saia Justa de Verão" (GNT). No humorístico, Stulbach acredita que "nem sempre precisa ser engraçado" e quer adicionar elementos cênicos à bancada.

"A gente pode brincar de fazer cenas, copiar [na bancada] o que acabamos de ver [nas reportagens]. Posso ser um personagem na volta, posso ser um político que acabamos de ver", imaginou.

O 'CQC' vai ao ar todas as segundas-feiras, a partir das 22h45.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias