Televisão

Novo 'Doctor Who' não quer se distanciar das onze versões anteriores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Rio de Janeiro foi o destino final do ciclo de viagens de "Doctor Who" pelo mundo.

Não se trata da sinopse de um episódio da nova temporada, que estreia neste sábado (23), mas do fim da turnê mundial da série britânica, que percorreu sete cidades em quatro continentes diferentes em apenas doze dias.

A última parada da turnê foi no Rio de Janeiro, onde os atores Peter Capaldi e Jenna Coleman e o produtor executivo e roteirista chefe Steven Moffat concederam uma entrevista coletiva a jornalistas e participaram de um encontro com fãs.

Steven Moffat, que também assina a série "Sherlock", disse que ficou surpreso por "Doctor Who" ser tão amado mundo afora, apesar de ser um programa essencialmente britânico. Para ele, a turnê mundial o fez perceber a responsabilidade de manter a atenção das pessoas na série, sem perder seu aspecto universal. Perguntado sobre a possibilidade de escrever um episódio tendo o Brasil como cenário, o roteirista brincou:

"Tudo depende da história. Se tiver um lugar no Brasil que pareça fantástico ou de outro mundo, podem me mandar as fotos".

Décimo segundo ator a interpretar o Doutor, Peter Capaldi lamentou, ainda na sessão de fotos, o pouco tempo que teria para conhecer o Rio de Janeiro. Fã declarado da série desde os cinco anos de idade, o ator disse que não pretende distanciar deliberadamente seu personagem das encarnações anteriores. Tudo para manter uma unidade e mostrar que, mesmo com outro corpo, o Doutor continua lá.

Crédito: Divulgação Doctor (Peter Capaldi) em cena da nova temporada de "Doctor Who", da BBC
Doctor (Peter Capaldi) em cena da nova temporada de "Doctor Who", da BBC

"Acho que, na essência, meu Doutor é um pouco mais esquentadinho que os outros. Mas ele ama a vida e essa oportunidade que foi dada a ele de viajar pelo tempo e espaço. Ele vê magia nas explosões solares e no nascimento de estrelas, assim como nas fibras do tapete e no vidro do fundo dos copos e se irrita quando as pessoas não reconhecem o presente que isso é. Ele também tem dificuldade para se encontrar e é assombrado pelo fato de ter de fazer coisas que têm consequências e não poder ser sempre quem ele quer ser", descreve Capaldi.

Em suas viagens pelo tempo e espaço, o Doutor conta sempre com a companhia e de um parceiro ou parceira de aventuras. Atualmente, a função cabe a Clara Oswald (Jenna Coleman), que terá que se acostumar com a ideia de que seu melhor amigo tem agora outra aparência e reage de forma diferente da encarnação anterior, quando era interpretado por Matt Smith. Perguntada sobre os rumores de que encerraria sua participação em "Doctor Who" no episódio especial que será exibido no natal, Jenna Coleman respondeu de forma evasiva.

"Quando acontecer, será ditado pela narrativa. Tenho certeza que Steven encontrará um modo de fazer isso com estilo. Também não dá para saber se ela vai durar até o final da temporada".

QUEM É "DOCTOR WHO"?

Há 50 anos no ar, "Doctor Who" é a série de ficção científica mais longeva da história da televisão e é exibido em mais de 200 territórios em todo o mundo. A série narra as aventuras de um Time Lord, um viajante do tempo membro de uma civilização extraterrestre de humanoides que conseguem ver passado e futuro ao mesmo tempo. A nova temporada começa a ser exibida neste sábado (23), às 20h, na BBC HD.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias