Televisão

Globo exibe nova temporada da série '24 Horas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quatro anos depois do fim da oitava temporada de "24 Horas", o agente Jack Bauer, interpretado por Kiefer Sutherland, está de volta. O nono ano, chamado "24 Horas - Viva um Novo Dia" e que acaba de ser exibido no Brasil pelo canal pago Fox, chega neste domingo (20) à Globo, agora ocupando a faixa após o "Fantástico".

O desafio de Jack Bauer, desta vez, é ir a Londres para salvar o presidente dos EUA de um atentado durante sua visita ao premiê britânico.

Como nas temporadas anteriores, a trama se propõe a contar um dia na vida do agente. A diferença é que em vez dos 24 episódios, cada um correspondendo a uma hora de seu dia, são 12, com partes da jornada suprimidas.

O tema terrorismo, tão presente nas primeiras temporadas -já que a série foi criada em 2001, no clima do pós 11 de Setembro- também permeia a nova história.

Crédito: Divulgação Kiefer Sutherland como Jack Bauer e Mary Lynn Rajskub como Chloe O'Brian em cena de '24 Horas - Viva o Novo Dia
Kiefer Sutherland como Jack Bauer e Mary Lynn Rajskub como Chloe O'Brian em cena de '24 Horas - Viva o Novo Dia'

Afinal, a ameaça ao presidente americano parte de uma terrorista cujo marido foi assassinado.

Mas há uma tentativa de fazer a produção soar mais atual e menos ligada à era Bush. É assim que o presidente dos EUA se torna alvo de protestos por causa de um acordo com o governo britânico para o uso de drones.

O Wikileaks aparece representado por uma organização similar, que também divulga informações confidenciais de governos e empresas.

É lá que vai trabalhar Chloe O'Brian (Mary Lynn Rajskub) a ex-agente da unidade de combate ao terrorismo, a CTU (Counter Terrorist Unit).

A personagem, aliás, era confidente de Bauer e deixou no ar uma situação que agora deve ser esclarecida. Foi ela quem mandou desligar o satélite que monitorava os passos do agente no final da oitava temporada.
Outras figuras também entram na trama, como o chefe da Casa Civil Mark Boudreau (Tate Donovan), que será antagonista de Bauer, e a vilã Margot (Michelle Fairley).

O que não muda é a atitude de Jack Bauer. O agente continua recorrendo a um expediente que não se pauta pela ética. Tortura, agressão, morte, vale tudo quando tem como objetivo manter seu país em segurança.
Seus métodos já renderam muita discussão, inclusive críticas das Forças Armadas dos EUA e entidades de defesa dos direitos humanos.

Por outro lado, a série foi um dos grandes sucessos da década passada e levou 49 prêmios, entre eles o Globo de Ouro de melhor série dramática em 2004.

NA TV
24 Horas - Viva um Novo Dia
Estreia da temporada
QUANDO neste domingo (20), às 23h05, na Globo
CLASSIFICAÇÃO não informada

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias