Televisão

Filme relata experiência nazista com cobaias humanas na França

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A desconfiança, que persiste até este século, de que cadáveres de judeus mortos pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial foram dissecados por estudantes de medicina da universidade de Estrasburgo, na França, é o ponto de partida do documentário "Em Nome da Raça e da Ciência", que o canal Curta! exibe hoje, às 23h30.

A produção mostra que, por trás da suspeita, há uma história envolvendo pessoas do alto comando do Terceiro Reich e experiências para provar a superioridade ariana.

Crédito: 1940/Reuters
Heinrich Himmler (esq.) com Adolf Hitler em imagem de 1940

August Hirt é o nome que faz o elo entre passado e presente. Foi professor da universidade quando a instituição se tornou um dos polos de ensino da ciência sob os dogmas do nazismo.

Em uma triangulação com Heinrich Himmler, o homem que coordenou as operações para a "solução final", e com Wolfram Sievers, diretor da Ahnenerbe —espécie de braço científico da SS—, Hirt articulou o plano de desenvolver uma pesquisa que envolveria cobaias humanas.

A produção se respalda em depoimentos, entrevistas com especialistas e documentos. Podem chocar as imagens de corpos dilacerados e da propaganda nazista sobre a "superioridade da raça".

NA TV
Em Nome da Raça e da Ciência
Documentário
QUANDO hoje, às 23h30, no Curta!
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias