Televisão

"As novelas de hoje têm mais ação do que diálogo", diz Lucélia Santos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diva da teledramaturgia brasileira, Lucélia Santos, 56, diz ficar impressionada com a diferença de ritmo entre as novelas atuais e as antigas.

"A televisão passou por mudanças incríveis nesses anos todos que eu fiquei fora. Agora existem outras produções, séries, houve uma mudança geral que influenciou no ritmo das novelas", analisou Lucélia, durante evento com imprensa após a gravação do "Altas Horas" do próximo sábado (14).

"Antigamente as novelas davam 70, 80 pontos de audiência. A gente fazia teatro e tinha medo da estreia porque pensava 'o Brasil inteiro tá vendo o último capítulo da novela, ninguém vai querer ir ao teatro", lembrou a veterana.

Para a eterna escrava Isaura, as novelas atuais são compostas de cenas muito corridas, com diálogos muito diretos. "É uma outra proposta, uma outra linguagem. As pessoas gostam", pondera.

Regina Duarte, 66, concordou com a colega e relembrou "História de Amor" (1995), primeira novela em que interpretou a protagonista Helena, de Manoel Carlos. Regina ainda fez outras duas Helenas.

"Em 'História de Amor' as cenas eram enormes. Eram grandes confidências. Era como um divã, os personagens abriam sua alma. Tinha longos diálogos com longas pausas. E para o ator, era essencial ter esse tempo", lembrou.

"Hoje em dia é muita ação, as cenas são rápidas. Parece uma influência do cinema norte-americano. E o ator tem menos tempo para desenvolver a cena", comparou Regina, ressaltando que o ideal seria o ator ter mais tempo para se aprofundar e se emocionar nas cenas.

"O que a gente busca é emocionar o espectador e para isso a gente precisa se emocionar", defendeu.

Crédito: Thiago Duran/AgNews Lucélia Santos e Regina Duarte posam durante coletiva de imprensa após gravação do "Altas Horas"
Lucélia Santos e Regina Duarte posam durante coletiva de imprensa após gravação do "Altas Horas"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias