Televisão

Cozinheiros da TV fazem jogo de sedução para atrair público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lugar de homem é na cozinha. Pelo menos na TV brasileira, onde eles ensinam receitas em 29 das 52 atrações hoje no ar, segundo levantamento feito pela Folha.

Talento culinário não é o único ingrediente que faz essa massa de atrações crescer. Beleza e charme elevam a temperatura da audiência e dão fôlego para mais temporadas. "Homens Gourmet", do canal Bem Simples, estreia amanhã, às 22h15, sua quarta fase, e com duração maior: de meia para uma hora.

Crédito: Karime Xavier/Folhapress Gravação do programa 'Homens Gourmet', comandado por quatro chefs de cozinha
Gravação do programa 'Homens Gourmet', comandado por quatro chefs de cozinha

*PÃO COM QUEIJO *

Receita nem sempre é o principal atrativo. Na nova temporada do "Tempero de Família" (GNT), que estreia às 20h na quinta, o ator global e cozinheiro amador Rodrigo Hilbert (que aparece nas chamadas lambendo a colher), vai ensinar a fazer... pão com queijo.

A graça, acredita o ator, é que ele próprio vai tirar o leite da vaca, fazer o queijo, a nata e a manteiga. "Meu compromisso é com o prazer de cozinhar. Não sou chef."

Em "Homens Gourmet", Dalton Rangel, 26, João Alcântara, 29, Carlos Bertolazzi, 43, e Guga Rocha, 37, fazem piadas, jogam futebol na sala e falam de uma vizinha misteriosa.

Rangel acredita no potencial de sedução dos homens na cozinha -o programa tem 65% de audiência feminina, segundo o próprio canal. "Elas se identificam com isso, é como uma conquista."

O psicoterapeuta Eduardo Ferreira-Santos concorda. Diz que homem cozinhando atrai porque conota "sensibilidade, capacidade de cuidar".

Olivier Anquier, do "Cozinheiros em Ação" (GNT), afirma: "O homem que se propõe a cozinhar pode ficar mais sexy, justamente por causa desse momento que é de fazer algo para que alguém tenha um prazer. É demonstração sincera, forte e concreta de atenção particular para com ela."

Chef e apresentadora do "Brasil no Prato", no Bem Simples, Carla Pernambuco defende tanto os "Homens Gourmet", que têm formação gastronômica, quanto Hilbert, que faz cozinha despretensiosa. "Aqui, beleza põe a mesa, sim", diz.

Colaborou ÚRSULA PASSOS

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias