Televisão

Repórter sensacionalista de "Sangue Bom" já foi jornalista na vida real

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em "Sangue Bom" (Globo), Sueli Pedrosa (Tuna Duek) é o terror das it-girls, mulheres fruta e celebridades instantâneas. Dona de língua afiada e impiedosa, a repórter sensacionalista está sempre pronta para captar os menores deslizes cometidos pelos famosos da trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.

Mas lidar com as perguntas ácidas de Sueli não é exclusividade de Amora (Sophie Charlotte) e Bárbara Éllen (Giulia Gam). "Sangue Bom" é a segunda aparição da personagem na faixa das 19h, sendo a primeira o remake de "Tititi" (2010), também assinado por Maria Adelaide Amaral.

Apesar da reprise, a atriz Tuna Dwek garante que pouca coisa mudou em sua personagem de uma novela para a outra.

"A essência de Sueli Pedrosa permanece a mesma, do ponto de vista do sensacionalismo, da avidez pelas notícias que garantem a impressionante audiência que tem seu programa", contou Tuna ao "F5". Ela continua sem se preocupar com as consequências sobre a vida dos outros, de seus atos, de sua busca pelo furo de reportagem."

"Na sua cabeça ela é ética, correta, implacável com quem mente, quase impiedosa, quer desmascarar as hipocrisias da sociedade", afirmou. "Isso tudo é a imagem que ela tem de si o que lhe confere muita comicidade."

"Logo ela, tão antiética, se achando um ícone do jornalismo!", riu. "Mas o que muda, ou o que se acrescenta ao quadro em relação a 'TiTiTi' é a inserção no universo das mídias sociais."


Além da vivência profissional de sua personagem na ficção, a atriz já teve uma experiência como jornalista na vida real. Durante dez anos, Tuna Dwek foi repórter colaboradora da Folha, começando no final dos anos 1980. Ela escrevia para o extinto caderno "Casa&Cia" e para a "Folhinha", e aproveitou um pouco de sua experiência como repórter para compor a personagem.

"Foi um período maravilhoso em que fiz muitos amigos, conheci e entrevistei pessoas interessantíssimas e era uma época em que não se trabalhava ainda com computador, não havia e-mail, YouTube", lembra a atriz. "Os colaboradores iam até a redação entregar as matérias e sentávamos com os editores para revisar."

"Talvez o espírito investigativo que um repórter tem que ter me tenha inspirado ainda que de modo inconsciente na composição da Sueli, mas ela tem uma linguagem tão diferente, até por ser de televisão e é sensacionalista ao extremo, o que a distancia do jornalismo que eu exercia", comparou.

O estilo sensacionalista de Sueli Pedrosa tem causado reações curiosas no público, que abordam Tuna pedindo que pare de provocar os protagonistas da novela. Segundo a atriz, a repercussão começou com cinco dias de exibição da trama e só aumentou desde então.

"Com Sueli, não há tédio. Como as vilãs têm fãs! Agora, com um mês de novela no ar, o efeito triplicou: 'Como você é ruim'; 'Você é terrível, Sueli'; 'Veio me entrevistar, barraqueira?'. O que me chama a atenção também é a reação de crianças e adolescentes que se divertem, querem tirar fotos, lembram de cenas e textos", contou Tuna.

Outro termômetro da popularidade da personagem é o blog da Sueli Pedrosa, no site da novela. Lá, além de comentários sobre os acontecimentos da trama, há o programa "Sueli Pedrosa", onde a jornalista destila seu veneno contra os famosos de "Sangue Bom".

A abordagem natural dos personagens nos bastidores dá a impressão de que o programa é real, feito na improvisação, porém Tuna garante que o texto do quadro é "milimetricamente estudado" e que nunca abordou seus colegas de elenco como sua personagem.

"O texto não tem um 'caco' [como se diz quando um ator acrescenta algo que não está no texto], os autores mandam o texto, as entrevistas com os personagens são reproduzidas dos capítulos, editadas especialmente para o blog televisivo. A direção é precisa e tem que ter a seriedade de um jornal, o que lhe dá mais comicidade. Eu não os abordo, deixo essa missão para Sueli Pedrosa", disse a atriz.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias