Televisão

"Globo Repórter" comemora 40 anos com lançamento de DVD e reportagens especiais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em evento para anunciar a programação da Globo para este ano, o diretor-geral Carlos Henrique Schroder gabou-se de ter na grade da emissora programas que estavam há quatro décadas no ar, conseguindo renovar-se de tempos em tempos para acompanhar as mudanças na sociedade.

Não era uma hipérbole. Uma semana após o discurso de Schroder, o "Globo Repórter", um dos programas mais longevos da televisão, completou 40 anos de exibição.

Para comemorar, o canal preparou uma série de reportagens especiais, apresentadas nas sextas-feiras deste mês, e o lançamento --também em abril-- do DVD "Destinos Fascinantes", com dez reportagens marcantes do jornalístico, somando quase oito horas de vídeo.

Crédito: Divulgação Glória Maria em reportagem no Vietnã, em comemoração aos 40 anos do "Globo Reporter"
Glória Maria em reportagem no Vietnã, em comemoração aos 40 anos do "Globo Reporter"

Exibido pela primeira vez em 3 de abril de 1973, o programa nasceu com o objetivo de tentar analisar com mais profundidade temas que não podiam ser detalhados, por uma questão de tempo, nos telejornais da casa.

Em seu primeiro episódio --transmitido numa terça-feira e não numa sexta, como atualmente--, foram abordados temas diversos: eleições na América do Sul, revolta de índios americanos e esportes, com uma narração em off.

Foi em 1982 que a atração ganhou uma cara mais próxima à de hoje: com repórteres à frente das câmeras --na ocasião, José Hamilton Ribeiro acompanhou o trabalho de 20 mil homens no garimpo de Serra Pelada.

Glória Maria, repórter especial do programa desde 2010, foi responsável pelo primeiro programa comemorativo, filmado no Vietnã (país onde o programa esteve há 40 anos) --exibido na última sexta.

Outros temas a serem tratados são os alimentos latino-americanos que têm as maiores fontes de energia do planeta, a rotina dos brasileiros vista por câmeras no trabalho, nos shoppings e em elevadores e --segundo promete a Globo-- "uma viagem inédita por um canto do Brasil jamais visto".

"Acho muito legal o 'Globo Repórter' estar completando 40 anos. Eu vejo meus próximos 40 anos aqui!", disse Glória Maria à Folha, acrescentando que ainda tem vontade de fazer inúmeras reportagens pelo programa.

"Tenho o mundo todo para descobrir", falou. "Tem muita coisa que quero fazer na África e na Ásia. E também em alguns países do leste europeu."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias