Televisão

Série da MTV leva à TV niilismo de livro alemão para jovens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como seria a vida de um adolescente em tempos pós-niilistas? Consciente de que esvaziaram-se os valores morais das gerações passadas e de que a categorização do bem contra o mal foi interrompida, com que fatores alguém que acaba de deixar a infância poderia solucionar (e suportar) seus próprios dilemas?

Recortadas da obra do alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) e transpostas para a passagem do séculos 20 para o 21, essas questões determinam a trajetória de Ana, uma garota de 16 anos, protagonista da série "A Menina sem Qualidades", que a MTV começa a exibir em maio. Quem interpreta Ana é a carioca Bianca Comparato, 27.

A série de 12 episódios adapta o romance homônimo escrito pela alemã Juli Zeh, 38, publicado no Brasil pela Record em 2009 mas hoje com edições esgotadas. Em São Paulo, é possível encontrar o livro em sebos.

Crédito: Divulgação Rodrigo Pavon e Bianca Comparato em cena da série "A Menina sem Qualidades", da MTV
Rodrigo Pavon e Bianca Comparato em cena da série "A Menina sem Qualidades", da MTV

Atrás das câmeras, quem conduz as filmagens é um diretor mais conhecido por suas peças teatrais: Felipe Hirsch, encenador de "A Vida É Cheia de Som e Fúria" (2000), "Não sobre o Amor" (2008) e "Avenida Dropsie" (2005).

A principal mudança na transposição da obra literária para a TV recai sobre o cenário. A obra original tem ao fundo um colégio particular em Bonn, cidade alemã cuja população fica em torno dos 320 mil habitantes.

Na adaptação assinada pelo próprio diretor em parceria com Renata Melo e Marcelo Backes, a história vem para a capital paulista. De resto, Hirsch busca manter com fidelidade as experiências da menina Ana --Ada no original. "Essa é daquelas adaptações que nos deixam tranquilos. Nem os autores mais exigentes poderiam reclamar", defende o diretor.

O conflito fundamental da protagonista está na identificação da aridez intelectual do ambiente em que se encontra. Ela se recusa a participar da hipocrisia perpetuada por instituições de ensino.

No Brasil, analisa Hirsch, e em especial em São Paulo, são muitos os colégios de classe média "que se assemelham" à escola que o livro retrata.

"Pensei inicialmente em filmar dentro de um colégio religioso, mas não quis que a moral religiosa fosse um fator determinante na vida desses garotos; eu queria um colégio de classe média alta, desses mais sem cara, onde é possível sentir a falsa liberdade com que a gente convive hoje em dia. Isso é algo muito típico", diz.

AUTODIDATISMO

A dissimulação de quem educa ampara o cinismo da personagem. Ana se apaixona por Alex, um estudante mais velho, manipulador. Ele a instiga a relacionar-se com um professor e, depois, passa a chantageá-lo.

Para Hirsch, a obra de Zeh mostra que "é o autodidatismo que estabelece quem terá mais ferramentas no futuro, mais instrumentos para lidar com as situações da vida, não é a escola". Ou seja: não se trata de mera proposta de entretenimento juvenil.

O seriado costura ainda cenas de teor sexual e outros temas tabus, como drogas, ao traçar o percurso pelo universo "underground" com que Ana se depara ao fugir do castelo de cristal onde seus colegas de escola vivem.

"A Menina sem Qualidades" terá quatro episódios por semana, ocupando a grade da emissora por pouco menos de um mês. Essa opção, diz Hirsch, foi longamente debatida dentro da emissora.

Rejeitado o formato de um capítulo por semana, com reprises,"optamos por um formato que permitisse um mergulho mais profundo, mesmo porque isso pode segurar mais o público jovem da MTV", avalia.

Segundo a diretora-geral da MTV, Helena Bagnoli, Hirsch teve carta branca para propor algo à emissora. Ele já havia dirigido, ali, o projeto "MTV ao Vivo - Tributo à Legião Urbana" (2012), que a diretora considerou como "um dos mais felizes da casa".

Também é a primeira vez que a MTV-Brasil produz um programa com dramaturgia. Foram gastos R$ 3 milhões na produção, em parceria com os Estúdios Quanta.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias