Televisão

Record recria saga bíblica em minissérie de R$ 25 milhões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A fé da Record em sua nova minissérie, "Rei Davi", move montanhas. De recursos.

Com orçamento de R$ 25 milhões, 42 atores e cinco cidades cenográficas, a produção tem o primeiro de 29 capítulos exibido nesta terça.

Tamanho gigantismo servirá para contar a história de Davi, guerreiro bíblico de feitos como a vitória sobre o grandalhão Golias e a tomada de Jerusalém, em torno de 1.000 a.C.

De 2010 para cá, a emissora produziu outras duas minisséries religiosas: "A Vida de Ester" e "Sansão e Dalila".

Crédito: Michel Angelo/Tv Record Cena de "Rei Davi", minissérie da Record
Cena de "Rei Davi", minissérie da Record que estreia nesta terça-feira

O ex-global Leonardo Bricio, 48, viverá o personagem controverso, que combina a altivez de um herói com atos demasiadamente humanos.

Foi ele quem uniu as tribos de Israel em torno de um só reino. Foi também o homem que se apaixonou por Bate-Seba (Renata Dominguez), mulher de um fiel soldado seu, a qual seduziu após flagrá-la tomando banho.

ADULTÉRIO

Para a autora Vivian de Oliveira, "episódios retratados na Bíblia possuem interpretações distintas até entre teólogos e estudiosos do tema".

Há quem veja, por exemplo, abuso de poder do rei obcecado, que envia o marido traído para a morte certeira na linha de frente da guerra.

Não para Vivian. Quando Bate-Seba engravida, Davi chega a convocar o marido para dormir com ela --assim, o bebê seria tido como dele.

O plano não dá certo. Mesmo assim, sustenta a autora, o gesto diz algo sobre um "homem apaixonado por essa mulher proibida".

"Muitos acham que ele agiu de forma cruel, quis se livrar da responsabilidade. A meu ver, Davi agiu mal, sim, mas fez isso também por amor. Se descobrissem que o filho era fruto de adultério, a punição dela seria o apedrejamento."

A romantização da saga bíblica continua na esfera política --como no confronto com o rei e ex-aliado Saul (Gracindo Jr.). "Os conflitos dos tempos de Davi e do nosso século são os mesmos", diz Vivian. "Estão ali o amor, a inveja, a ganância, a luta pelo poder."

Rei Davi
Estreia da minissérie
QUANDO terça, às 23h, na Record
CLASSIFICAÇÃO livre

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias