Televisão

Evandro Mesquita elege melhores erros de Paulão de "A Grande Família"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem nunca deu boas gargalhadas ao ouvir frases como "Mussarela de bússola" e "Desculpe chegar de chupetão"? Essas e outras construções, capazes de fazer qualquer professor de português surtar, saem, há seis anos, da cabeça do mecânico Paulão, interpretado por Evandro Mesquita, 56, em "A Grande Família" (Globo).

"Queria que ele tivesse uma inocência burra e crível", explicou ao "F5" o ator, que também contou ter se inspirado em muitas pessoas, como políticos, mecânicos, jogadores e artistas para compor o personagem.

"Na verdade é uma singela homenagem ao mecânico que o Plínio Marcos fazia em 'Beto Rockfeller', que era genial com a parceria do também genial Luiz Gustavo. Me inspirei também no Ivan de Albuquerque fazendo o servente da peça 'O Assalto', com Rubens Correa, meus mestres. E na vida, na rua, nas peladas. Tem sempre um Paulão a nos surpreender", disse.

Apesar de gravar textos com frases erradas diariamente --e é o próprio Evandro que improvisa-- o ator garante que não comete gafes na rua.

"Tem que saber bem pra errar direito. Descontando o primário precário e o esforço de mamãe", brinca. "O que existe é uma cumplicidade inteligente e um respeito à trilha proposta pelos autores nos improvisos. Tenho um lado repentista embutido que aflora nas horas de concentração plena com o 'Ação!' do diretor e coloco o texto na embocadura do tal do Paulão", completou.

Crédito: Alex Carvalho/TV Globo O ator e músico Evandro Mesquita caracterizado como o mecânico Paulão do seriado "A Grande Família", da TV Globo
O ator e músico Evandro Mesquita caracterizado como o mecânico Paulão do seriado "A Grande Família" (Globo)

Fórmula do sucesso

Sem pensar em descansar do Paulão, mesmo em turnê com a banda Blitz, Evandro fala sobre a fórmula do sucesso de um programa que está no ar há dez anos.

"Histórias, às vezes dramáticas, contadas com humor e somadas a uma forma de atuação mais coloquial e perto do cinema, e críveis dentro de alguns absurdos", filosofa.

Para 2012 muitos torcem que o mecânico, enfim, arrume uma nova parceira, já que foi abandonado por Marilda (Andréa Beltrão). A atriz integrou o elenco de "A Grande Família" desde 2002 e saiu no fim de 2009.

"Ele anda procurando, depois que foi trocado por alguém um pouco mais bonito, um pouco mais rico e um pouco mais solteiro na época", brinca.


Veja alguns erros de Paulão

1. "Mussarela de bússola"

2. "Desculpe chegar de chupetão"

3. "Haja o que hajar"

4. "Filosofinha e poesinha"

5. "Agostim tem muita umidade"

6. "Não é profissional, é mamador"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias