Saiu no NP

Cuidado!!! Há canibal no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em agosto de 1991, um alerta chamou a atenção em todo o Brasil.

E ele veio da manchete de capa do "Notícias Populares", num sábado, dia 10 daquele mês: "Cuidado!!! Canibal no Brasil - Viciado em miolo de gente".

Crédito: Folhapress
Ilustração publicada em 10 de agosto de 91 mostra Chico Miolo Mole ao acertar o aposentado Amadeu Virgílio da Silva

A informação, da Paraíba, dava conta de que o doente mental Francisco Fernandes Sales, de 42 anos, tinha almoçado o cérebro do aposentado Amadeu Virgílio da Silva, de 72 anos, na estrada que liga Taperoá (a 245 km da capital João Pessoa) ao sítio Bonito.

De acordo com relato de testemunhas, Amadeu voltava para casa feliz da vida após ter pego dinheiro da Previdência quando mexeu com Francisco. Foi o gatilho para o antropófago, que pegou um punhado de pedras e as atirou contra a cabeça de Amadeu.

O velho caiu com os miolos saltando para fora, e Francisco fez "a refeição" ali mesmo, em meio a sangue.

Depois do crime, Francisco correu pela estrada e invadiu uma casa na entrada da cidade. Lá, começou a quebrar tudo e ameaçou devorar todas as cinco pessoas que estavam ali. O dono do imóvel, David Higino, assustado, pegou uma espingarda e, antes de deixar o local em fuga, atirou contra o canibal.

Crédito: Folhapress Storyboard publicado pelo "Notícias Populares" em 11 de agosto de 1991 conta a história do antropófago Francisco Fernandes Sales do momento do crime até a sua morte
Storyboard publicado pelo "Notícias Populares" em 11 de agosto de 91 conta a história do antropófago Francisco Fernandes Sales

A polícia de Taperoá confirmou a história. Chico Miolo Mole, como passou a ser conhecido o canibal, mesmo ferido, encontrava-se foragido até então.

DESFECHO

A fama de Chico Miolo Mole, entretanto, durou pouco. Isso porque já no dia 11 de agosto de 1991 o "Notícias Populares" informou que o canibal não resistiu aos ferimentos provocados ao ser alvejado por David Higino.

Crédito: Folhapress
Em 11 de agosto de 91, o "NP" informa a morte do canibal

O corpo de Francisco foi localizado no meio do mato, próximo ao sítio Bonito.

Testemunhas juram ter visto que, depois de ter "almoçado a ideia" do aposentado Amadeu Virgílio da Silva e ter se mostrado satisfeito, Chico Miolo Mole correu pela estrada e, no caminho, ainda palitou os dentes, tirando da boca alguma coisa parecida com pedaço de carne.

Parentes de David Higino, que estavam na casa invadida pelo canibal, também revelaram o temor que sentiram assim que Chico Miolo Mole deixou a casa ferido e cambaleando, pois ele soltou gritos medonhos.

Apesar de toda a repercussão do caso, naqueles dias a polícia não conseguiu responder a duas questões dessa história:

1) qual foi o paradeiro de David Higino, que fugiu após ter atirado no canibal?;

2) Amadeu Virgílio da Silva fora mesmo a única vítima de Chico Miolo Mole?.

Daqui a 15 dias, leia mais uma história do "Notícias Populares". Até lá.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias