Música

'Holi', o festival das cores, retorna a São Paulo com foco nas tradições indianas

O festival das cores acontece anualmente na Índia para celebrar a chegada da primavera. No brasil, os organizadores buscam manter os valores e tradições do evento
O festival das cores acontece anualmente na Índia para celebrar a chegada da primavera. No brasil, os organizadores buscam manter os valores e tradições do evento - Divulgação/Paula Lyn


"Holi" é um famoso festival indiano, que, nos últimos anos, se espalhou pelo mundo. Conhecido pela explosão de cores, o evento chegou ao Brasil em 2012. Agora, em 2017, tem a missão de respeitar ainda mais suas origens.

Com data marcada para 16 de setembro, o "Holi" acontecerá em São Paulo, no Anhembi, e tem entrada gratuita. Além da tradicional explosão de cores e dos shows, o evento terá aulas de yoga e mantra, buscando se manter fiel a tradição. 

Na Índia, o "Holi" é a celebração da chegada da primavera. Mas, o festival tem um sentido muito mais profundo do que aparenta: originalmente, o "Holi" também é uma forma de agradecer aos deuses indianos pelo bem vencer o mal. É um festival de renovação de relações e sentimentos, celebrado também com danças e músicas.

Para garantir que a celebração não fosse esvaziada de seu significado original, os organizadores patentearam o evento e atrelaram a comemoração à algumas práticas culturais tipicamente indianas, como a meditação.

Krishna Murari, um dos responsáveis pela patente, conta que essa foi uma estratégia para evitar a banalização dos valores e costumes indianos. "Com o sucesso das primeiras edições, o formato foi sendo utilizado ao longo dos anos por diversos organizadores de eventos, mas, nem sempre, eles seguiam as tradições", diz ele. 

Outra novidade é que o Holi será o primeiro festival a ter uma praça de alimentação vegetariana. Culturalmente, a vaca é um animal sagrado na índia e, por isso, não existe o consumo de carne vermelha no país. 

Murari, que é vegetariano desde que nasceu, explica que o evento também prega o respeito pelos animais. "Uma das missões do 'Holi' é tornar o vegetarianismo algo popular no país. Pensando assim, queremos reunir as marcas na WeVegg que queiram trabalhar para que isso aconteça".


Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem