Humanos

Dietas rápidas são eficientes, afirma estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, desmentem o mito de que as dietas de emagrecimento rápidas são menos eficazes que as de longo prazo.

Durante o emagrecimento as dietas rápidas são mais gratificantes e geram menos fome, afirma o estudo publicado na revista científica "The Lancet Diabetes & Endocrinology".

A pesquisa foi realizada com 204 obesos, homens e mulheres dos 18 aos 70 anos, que tinham como objetivo perder 15% do peso. Um grupo seguiu uma dieta de 12 semanas e outro de 36 semanas.

No grupo das pessoas que seguiram o regime mais rápido, 81% perdeu 12,5% do peso, já no grupo com uma dieta de prazo mais moderado 50% das pessoas perderam este peso.

Porém depois de três anos a maior parte das pessoas voltou ao peso inicial. "Para o tratamento da obesidade, as teses mais comuns da nutrição recomendam uma perda de peso gradual, pois acreditam que com as dietas rápidas o emagrecimento dura menos tempo. Já o nosso estudo desmente estas teses", afirmou a nutricionista Karina Purcell, principal autora do estudo.

"Quem emagrece rapidamente, se sente mais motivado e satisfeito e as dietas mais rápidas trazem também uma sensação maior de saciedade que as outras porque geralmente aumentam o consumo de proteínas no lugar dos carboidratos", defende a pesquisadora.

O estudo não foi realizado com obesos fumantes, diabéticos, e nem com obesidade mais severa, grupos que segundo os pesquisadores precisam emagrecer com mais urgência e necessitam de pesquisas mais específicas.

Crédito: BBC Dietas rápidas são eficientes, afirma estudo
Dietas rápidas são eficientes, afirma estudo

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias