Humanos

Estudo aponta obesidade em uma a cada cinco pessoas nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hábitos alimentares inadequados e cada vez menos exercícios físicos estão mantendo em alta os índices de obesidade nos Estados Unidos.

De acordo com um informe publicado nesta quinta-feira (4), a obesidade aumentou em seis Estados do país... e não baixou em nenhum.

O problema é particularmente grave entre os pobres e na comunidade afro-americana, indica o documento "Estado da Obesidade", realizado pela Fundação Robert Wood Johnson e pela Fundação para a Saúde dos Estados Unidos (TFAH, na sigla em inglês).

"Os índices de obesidade são inaceitavelmente altos", afirmou o diretor-executivo da TFAH, Jeffrey Levi, ao apresentar o estudo.

Segundo o relatório, pelo menos uma pessoa em cada cinco (20%) é obesa em todos os Estados americanos.

Crédito: Lucas Jackson - 8.mai.2012/Reuters Mulher acima do peso senta em uma cadeira na Times Square, em Nova York; estudo recente mostra que 20% da população norte-americana é obesa
Mulher acima do peso senta em uma cadeira na Times Square; estudo recente mostra que 20% da população dos EUA é obesa

"Há 30 anos, nenhum Estado estava acima de 15%", afirma Levi. "O aumento foi forte e rápido", alertou.

Como era de se esperar, o documento aponta a popularidade dos fast food como um dos principais vilões, ao lado da falta de exercícios físicos.

Dos 50 Estados americanos, a situação é mais grave em seis: Alasca, Delaware, Idaho, Nova Jersey, Tennessee e Wyoming.

Entre os negros, os índices de obesidade adulta chegaram a pelo menos 30% em 41 Estados. Entre os brancos, dez Estados tiveram tal índice.

No caso dos pobres, a obesidade não faz distinção: 33% dos adultos que ganham menos de US$ 15 mil ao ano sofrem do problema, contra 25% dos que recebem US$ 50 mil ao ano.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias