Humanos

Censura causa polêmica em filme com tema gay nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O filme "Love Is Strange", que conta a história de um casal gay maduro protagonizado por John Lithgow e Alfred Molina, recebeu a classificação "R" - restricted (proibido para menores de 17 anos desacompanhados de um adulto responsável) da Motion Picture Association of America - MPAA (Associação Americana de Cinema), responsável pela classificação etária dos filmes.

De acordo com o site "The Wrap", a classificação causou acusações de homofobia, já que o filme não apresenta cenas de violência ou nudez.

Stephen Whitty, crítico do "New Jersey Star-Ledger", desaprovou a decisão e fez uma pergunta retórica que demonstrou sua opinião sobre a avaliação do longa: o que poderia ter horrorizado tanto a MPAA em uma história gentil sobre dois homens que se amam e têm um relacionamento duradouro?

"Sinto muito. Acho que respondi minha própria pergunta", ironizou.


Um porta-voz da associação respondeu ao site que o filme foi classificado com este selo pela linguagem, "como qualquer filme que inclui o mesmo nível de linguagem forte, independentemente do assunto".

A MPAA, um corpo voluntário criado pelos estúdios de Hollywood para a autocensura dos filmes, já foi alvo de críticas no passado por mirar em temas sexuais, mas supostamente fazer vista grossa à violência. O aclamado documentário "This Film is Not Yet Rated" (2006) já alegava que os censores enxergam os filmes com temática homossexual mais negativamente do que aqueles com heterossexuais.

"Love Is Strange" tem coprodução brasileira da RT Features, a mesma de "Frances Ha", e o roteiro é coassinado por Maurício Zacharias ("Madame Satã" e "O Céu de Suely").

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias