Humanos

Lista classifica países onde o turista é mais ou menos bem-vindo; Islândia é o mais receptivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em que país você imagina que seria mais bem recebido numa viagem de férias? Na Dinamarca ou no Marrocos?

Errou quem apostou na primeira opção.

Pelo menos é isso o que aponta pesquisa do Fórum Econômico Mundial sobre a atitude da população de 140 países em relação a turistas estrangeiros.

No ranking, Marrocos surge na terceira posição entre os países cuja população é mais receptiva a viajantes de outras nacionalidades. Dinamarca está na 117ª posição.

A pesquisa foi conduzida em mais de 30 línguas, entre o final de 2011 e o final de 2012. Em cada país participante, foi feita a seguinte pergunta: o quão bem-vindos são os visitantes estrangeiros no seu país?

O resultado embaralha o senso comum sobre as nacionalidades que melhor recebem os turistas em seu país e pode ser um bom guia de consultas antes de programar férias no exterior.

Crédito: Editoria de arte/Folhapress

Islândia, Nova Zelândia, Senegal e Tailândia estão entre os mais receptivos a turistas. Rússia, Venezuela e Bolívia estão na base da lista.

Uma das surpresas diz respeito ao Brasil, cuja população tem fama de ser afável e receptiva aos turistas estrangeiros, mas ocupa o modesto 43º lugar no ranking.

Para o Ministério do Turismo, no entanto, a colocação não é surpresa. "O turismo no Brasil ainda é uma atividade recente. Temos um país de dimensões continentais e pessoas ainda pouco acostumadas ao convívio estrangeiro", avalia o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.

"Ainda estamos nos abrindo para esta cultura e para esta relação internacional."

Para ele, grandes eventos globais programados para o país, como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, devem acelerar este processo, incrementado ainda pelo fato de o brasileiro hoje viajar mais e conviver mais com outras culturas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias