Humanos

Vício em refrigerante faz tão mal para os dentes quanto crack, diz estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um estudo descobriu que o consumo excessivo de refrigerante, tanto normal quanto sem açúcar, pode destruir os dentes na mesma intensidade que crack e metanfetamina.

O estudo, coordenado pelo Dr. Mohamed Bassiouny na Universidade de Odontologia da Philadelphia usou como base uma mulher de 30 anos que bebe dois litros de refrigerante por dia durante os últimos cinco anos.

De acordo com o Dr. Bassiouny, ela tem o mesmo nível de destruição dentária que um usuário de metanfetamina de 29 anos e um viciado em crack de 51 anos.

A mulher também admitiu não ir ao dentista regularmente. "Nenhum dos dentes afetados pela erosão era aproveitável", lamentou o Dr. Mohamed em entrevista à "US. News", acrescentando que a mulher e os outros participantes do estudo tiveram todos os seus dentes removidos.

A Associação Americana de Bebidas contestou o estudo e disse que a comparação é irresponsável. "A mulher referida no artigo não recebe atendimento dentário há mais de 20 anos. Citar o consumo de refrigerante diet como único fator para o apodrecimento e erosão em seus dentes e comparar isso com o uso de drogas ilícitas é irresponsável", disse a associação em nota.

Crédito: SXC Refrigerante faz tão mal para os dentes quanto crack e metanfetamina, diz estudo
Refrigerante faz tão mal para os dentes quanto crack e metanfetamina, diz estudo

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias